Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
15/11/2012 - 09h31

PC chinês renova 15 membros do Politburo e inclui mais uma mulher

Publicidade

DA EFE

O Partido Comunista da China renovou, nesta quinta, 15 de seus 25 membros em seu Politburo, que agora conta com duas mulheres em seus quadros.

O Politburo é um órgão de decisão intermediário entre o Comitê Permanente, formado por sete pessoas, e o Comitê central, de 376 delegados.

Entre os dez nomes mantidos se destacam os sete membros hoje escolhidos como integrantes do Comitê Permanente do PC chinês -- é uma condição necessária que todos eles façam parte deste órgão.

Os sete designados como principais responsáveis pelo país são Xi Jinping, Li Keqiang, Zhang Dejiang, Yu Zhengsheng, Liu Yunshan, Wang Qishan e Zhang Gaoli.

Além destes, somente foram mantidas três pessoas em relação às últimas mudanças, realizadas em 2007: Li Yuanchao (chefe de organização do partido), Wang Yang (principal representante do partido em Guangzhou) e Liu Yandong, que até agora era a única mulher neste seleto grupo.

CARAS NOVAS

Entre as caras novas estão outra mulher, Sun Chunlan, chefe do partido na província de Fujian (sudeste da China) e Hu Chunhua e Sun Zhengcai, respectivamente líderes do partido nas regiões da Mongólia Interior e de Jilin. Ambos têm 49 anos e são os mais jovens do Politburo.

Apesar de o Comitê Central contar com 10 membros das diversas minorias étnicas que vivem em território chinês, nenhum deles entrou neste órgão intermediário.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página