Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
05/04/2013 - 21h14

Obama pede desculpas por comentários sobre aparência de procuradora-geral

Publicidade

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS

O presidente Barack Obama ligou na noite da última quinta-feira (4) para a procuradora-geral da Califórnia, Kamala Harris e pediu desculpas por dizer que ela é "a procuradora-geral mais bonita do país".

Os comentários foram feitos quinta de manhã, em um evento para arrecadar fundos para o Partido Democrata, perto de São Francisco. O presidente elogiou Harris, chamando-a de "brilhante, dedicada e forte". Depois acrescentou que "fora isso, ela é de longe a procuradora-geral mais bonita do país".

A reação nas mídias sociais foi rápida e dividida. Alguns caracterizaram os comentários do presidente como machistas enquanto outros os viram como inofensivos.

A apresentadora do canal NBC, Mika Brzezinski, lamentou o "erro" do presidente, que deveria destacar "a qualidade do trabalho" das mulheres, ainda mais "quando se trata de uma procuradora-geral". Brzezinski disse também que Obama "quis apenas fazer um elogio a Kamala".

Joan Walsh, da revista "Salon", disse que seu estômago revirou quando ela ouviu os comentários. "Nós que lutamos para garantir que mulheres sejam vistas como mais do que ornamentos --e isso inclui o presidente--não deveríamos depender de elogios à aparência com alguém tão formidável quanto Harris", disse.

O porta-voz da Casa Branca, James Carney, disse que Obama e Harris "são bons amigos, de longa data" e que Obama não quis diminuir as capacidades e feitos da procuradora-geral.

O porta-voz da procuradora também se manifestou e disse que Harris e Obama são amigos de longa data. "Eles tiveram uma ótima conversa ontem, e ela o apoia fortemente".

Kamala Harris, 48, foi eleita para o cargo em 2010. Ela é a primeira mulher a exercer a função. Harris está cotada como possível candidata a governadora da Califórnia ou para a Suprema Corte, se abrir uma nova vacância na corte durante o mandato de Obama.

Reuters
Procuradora-geral da Califórnia, Kamala Harris
Procuradora-geral da Califórnia, Kamala Harris
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página