Usada para matar Kim Jong-nam, VX é uma das mais fortes armas químicas

MARGIE MASON
DA ASSOCIATED PRESS

A arma química proibida VX é considerada por alguns especialistas o pior entre todos os agentes químicos conhecidos que atacam o sistema nervoso. Com consistência semelhante à do óleo de motor, ela permanece no ambiente por períodos prolongados, e mesmo uma quantidade minúscula provoca a liberação abundante de fluidos dos corpos de suas vítimas, gerando nelas uma sensação de afogamento, seguida da morte.

Assim, quando as autoridades da Malásia divulgaram na sexta-feira (24) que o VX foi o agente que provocou a morte de Kim Jong-nam, meio-irmão exilado do ditador norte-coreano, Kim Jong-un, em 13 de fevereiro, no movimentado aeroporto de Kuala Lumpur, o anúncio suscitou quase tantas perguntas quanto respostas.

Um antídoto, atropina, pode ser injetado após a exposição ao VX, sendo levado por médicos em zonas de guerra onde existe suspeita de uso de armas de destruição em massa.

Mas o respeitado toxicologista Bruce Goldberger, diretor da divisão de medicina forense da Universidade da Flórida, pergunta como é possível que ninguém mais tenha adoecido gravemente no ataque a Kim Jong-nam, que estava vivendo no exterior havia anos depois de ser ostracizado por sua família, incluindo seu meio-irmão Kim Jong-un.

As duas mulheres –uma vietnamita e uma indonésia– captadas por câmaras de segurança jogando uma substância sobre o rosto de Kim Jong-nam quando ele estava prestes a fazer o check-in para um voo que o levaria para casa, em Macau, aparentemente não sofreram problemas de saúde graves. A polícia da Malásia disse que elas não usavam luvas ou equipamentos de proteção e que lavaram as mãos após o ataque, como foram treinadas a fazer. Mas as autoridades disseram na sexta-feira que uma delas vomitou após o ataque.

As duas foram detidas, juntamente com um homem. As autoridades também procuram vários outros suspeitos, um dos quais é funcionário da companhia aérea estatal da Coreia do Norte, Air Koryo.

"Se elas lançaram o ataque sem usar luvas, não é possível que o tenham exposto a VX a não ser que elas próprias tivessem tomado algum tipo de precaução", disse Goldberger. "A única precaução possível da qual eu tenho conhecimento seria tomarem o antídoto antes de lançar o ataque."

Crédito: FAMÍLIA NO PODER NA COREIA DO NORTE Kim Jong-un é o atual líder do país

Nenhum passageiro, funcionário do aeroporto ou profissional médico que atendeu Kim Jong-nam na clínica ou no hospital adoeceu, ao que se sabe. Desde o aparente assassinato, dezenas de milhares de passageiros já passaram pelo terminal do aeroporto de Kuala Lumpur, usado por empresas aéreas que fazem voos a preços baixos, como a AirAsia.

Não houve áreas fechadas por cordões de isolamento e não foram tomadas medidas de proteção. Perguntado sobre isso no dia após o ataque, o porta-voz do aeroporto, Shah Rahim, disse que não há riscos para os passageiros e que o aeroporto passa por faxinas regulares e apropriadas. Mas as autoridades anunciaram na sexta-feira que o aeroporto será descontaminado.

"O VX é persistente como óleo de motor", disse Trestrail. "Vai permanecer no ambiente por muito tempo. Por muito tempo, o que significa que qualquer pessoa que entre em contato com isso pode sofrer intoxicação. Se o agente usado foi realmente VX, as autoridades na Malásia deviam ter chamado uma equipe especializada em materiais de alto risco e deveriam estar procurando em qualquer lugar para onde essas mulheres ou a vítima foram depois de serem expostas."

Proibido pela Convenção sobre Armas Químicas, o VX já foi usado antes. Na década de 1990 foi empregado pela seita religiosa japonesa Aum Shinrikyo, matando uma vítima que os membros da seita acreditavam ser informante policial.

Tradução de CLARA ALLAIN

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.