Quem era Stephen Paddock, o atirador que atacou festival em Las Vegas

Crédito: Reprodução Stephen Paddock, apontado como o atirador que matou dezenas em Las Vegas
Stephen Paddock, apontado como o atirador que matou dezenas em Las Vegas

DAS AGÊNCIAS DE NOTÍCIAS
DE WASHINGTON

Stephen Paddock tinha 64 anos, morava em um condomínio para aposentados e gostava de jogos de apostas.

Na última quinta-feira (28), ele percorreu os 120 km entre Mesquite e Las Vegas e se hospedou em um quarto no 32º andar do hotel Mandalay Bay, na Las Vegas Strip, principal rua da cidade.

No domingo (1º), por volta das 22h (horário local, 2h de segunda-feira em Brasília), enquanto o cantor country Jason Aldean se apresentava no festival a céu aberto Route 91 Harvest, ele foi até a janela de seu quarto e começou a atirar na multidão.

Paddock se matou antes de ser encontrado pela polícia.

Stephen tinha uma licença de caça no Texas, Estado onde morou durante um tempo. Ele também tinha um brevê e ao menos dois aviões monomotores registrados em seu nome.

A milícia terrorista Estado Islâmico, que reivindicou responsabilidade pelo ataque, afirmou que Paddock tinha se convertido ao islamismo há alguns meses e se referiu a ele pelo nome de guerra "Abu Abd al-Bar al-Ameriki".

A informação não foi confirmada pelas autoridades americanas, que disseram não haver evidências ligando Paddock a qualquer grupo militante internacional.

Mesmo após a polícia confirmar que Paddock era o assassino, sites de extrema direita circularam por horas a informação falsa que Geary Danley, possivelmente ex-marido de Marilou Danley, era o atirador. A confusão teria origem depois que as autoridades anunciaram que estavam atrás de Marilou, por possível participação no crime.

Geary teve um perfil criado no Everipedia —o "concorrente" do Wikipedia apoiado pelo site de ultradireita Breitbart—, com sua foto, no qual é apontado como "suspeito" pelo ataque. Sua descrição também aponta que ele curte páginas como "Impeach Trump" e "Thank You Obama".

O ataque em Las Vegas foi o mais grave ataque deste tipo na história moderna dos EUA.

Crédito: Editoria de Arte/Folhapress Histórico de atentados nos EUA
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.