GUSTAVO PALENCIA
DA REUTERS

O presidente de Honduras, Juan Orlando Hernández, assumiu neste sábado (27) um novo mandato de quatro anos, depois de uma polêmica reeleição em novembro, em meio a denúncias de fraude pela oposição e protestos.

Hernández, um advogado conservador aliado aos Estados Unidos, deve governar em um ambiente de alta tensão devido às ameaças da oposição de que seguirá indo às ruas protestar.

A vitória apertada de Hernández por 1,53% dos votos foi majoritariamente reconhecida pela comunidade internacional, incluindo por México e EUA, apesar de a OEA (Organização dos Estados Americanos) ter declarado ser impossível ter certeza sobre o resultado e recomendado novas eleições.

Hernández tomou posse em uma cerimônia curta em um estádio de Tegucigalpa e prometeu "reconciliação".

"Quero agradecer aos hondurenhos, e não importa em quem votaram. Meu compromisso é trabalhar para todos", disse, durante o primeiro discurso como presidente reeleito.

"Me comprometo a realizar um processo de reconciliação entre todos os hondurenhos", acrescentou.

A cerca de quatro quilômetros do estádio onde Hernández tomou posse, manifestantes jogavam pedras contra militares e policiais, que respondiam com gás lacrimogêneo para dispersar a marcha.

A manifestação era comandada pelo ex-candidato da oposição Salvador Nasralla, um apresentador de tevê, e seu aliado, o ex-presidente de esquerda Manuel Zelaya.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.