Cidadania italiana de mais de mil brasileiros é cancelada

Decisão às vésperas das eleições legislativas preocupa comunidade; vilarejo vê fraude

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Mulher passa por pôsteres de candidatos em Pomigliano D'Arco, perto de Nápoles
Mulher passa por pôsteres de candidatos em Pomigliano D'Arco, perto de Nápoles - Alessandro Bianchi - 21.fev.2018/Reuters
Nápoles

O cancelamento da cidadania italiana de 1.118 brasileiros, anunciado em 9 de fevereiro, tem preocupado essa comunidade às vésperas das eleições legislativas de 4 de março. Com a revogação de seus passaportes, eles perderam também o direito de votar.

Segundo a prefeitura da cidade de Ospedaletto Lodigiano, no norte da Itália, as cidadanias tinham sido concedidas sem os brasileiros de fato residirem ali –é um povoado de 1.500 habitantes próximo a Milão. A residência é obrigatória para quem decide pedir na Itália o reconhecimento de sua cidadania pelo critério de descendência direta, ou “iuri sanguinis”.

A acusação é de que os processos foram fraudados por um casal de brasileiros que cobrava até R$ 12 mil para auxiliar os interessados na cidadania, que garante o passaporte italiano e, com ele, o direito de morar e de trabalhar em um dos países da União Europeia.

O casal, segundo a sentença, pagava propina a funcionários públicos para atestar a cidadania de pessoas que não residiam de fato na cidade, ou não residiam por tempo o suficiente -- não há consenso sobre o período mínimo. Um dos brasileiros responsáveis pelo esquema foi sentenciado a três anos e meio de prisão, e sua parceira, a dois anos e meio. 

A prefeitura divulgou uma conta de e-mail para responder a dúvidas sobre esse caso e, em sua página oficial, publicou um documento com nome, sobrenome, data de nascimento e cidade de origem dos 1.118 brasileiros. As cidadanias revogadas foram processadas entre julho de 2015 e julho de 2017.

As pessoas procuradas pela Folha preferiram não ser entrevistadas enquanto recorrem à decisão. A prefeitura também não fez declarações.

LEGALIDADE

Com as longas filas de espera nos consulados italianos no Brasil, é comum que brasileiros decidam residir na Itália para acelerar o processo do reconhecimento da cidadania. Quem dá a entrada nos consulados tem de por vezes esperar prazos que chegam aos dez anos. Pessoalmente, é possível fazer a burocracia em questão de meses. Esse trâmite é legal e já ocorre há anos.

A acusação da prefeitura de Ospedaletto Lodigiano, motivando o cancelamento das cidadanias, é de que os brasileiros não cumpriram a regra, fraudando sua residência.

Não há nenhuma estimativa oficial de quantos brasileiros têm a cidadania italiana. O número de italianos hoje residindo no Brasil, que inclui esses brasileiros, é de 400 mil pessoas. Eles têm o direito, por lei, de votar nas eleições legislativas de 4 de março, razão pela qual alguns dos afetados afirmam existir uma motivação política na revogação de suas cidadanias.

O voto é feito por correio e precisa chegar ao consulado até as 16h de 1° de março. Italianos no exterior elegem deputados e senadores para suas circunscrições –no caso de quem reside no Brasil, a escolha é feita para legisladores representando a América do Sul.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.