Trump quer investigar se FBI espionou sua campanha eleitoral

Presidente também solicitou ver se suposta infiltração foi feita a pedido de Barack Obama

De terno preto, camisa branca e gravata azul e branca listrada, Trump aponta com o dedo direito enquanto fala em um microfone; ao fundo uma parede branca e, à direita, uma cortina dourada
O presidente dos EUA, Donald Trump, discursa em uma reunião sobre reforma penitenciária na Casa Branca - Nicholas Kamm - 18.mai.18/AFP
Washington

O presidente dos EUA, Donald Trump, pediu neste domingo (20) ao Departamento de Justiça que verifique se sua campanha presidencial de 2016 foi infiltrada ou espionada pelo FBI e se isso ocorreu a pedido de Barack Obama.

O republicano considera a investigação do suposto elo da campanha com a interferência russa no pleito, conduzida pelo procurador Robert Mueller, uma caça às bruxas e já demonstrou irritação diversas vezes sobre o inquérito.

“Exijo aqui, e amanhã farei oficialmente, que o Departamento de Justiça investigue se o FBI infiltrou ou vigiou a campanha Trump com fins políticos”, disse o presidente em uma rede social.

Ele retomou os ataques à sua adversária há dois anos, Hillary Clinton, e acusou os policiais de não terem o mesmo rigor nas investigações contra ela e os investigadores de querer influenciar as eleições legislativas de novembro.

“Agora que a caça às bruxas desistiu da Rússia e passou a olhar o resto do mundo, facilmente podem ser capazes de levar às eleições legislativas nas quais eles podem provocar algum dano ao Partido Republicano.”

Trump aludiu à investigação de uma reunião de seu filho mais velho, Donald Jr., com um representante das realezas dos Emirados Árabes Unidos e da Arábia Saudita, que teriam oferecido apoio aos republicanos na disputa.

Há dias, o presidente repete também —até agora sem apresentar provas— a teoria, que foi divulgada por alguns meios de comunicação, segundo a qual um membro do FBI pode ter infiltrado sua campanha com fins políticos.

Segundo o New York Times, o FBI solicitou a um informante que se reunisse com a equipe de Trump para investigar sobre vínculos com a Rússia. Democratas acusam a Casa Branca de querer desestabilizar Mueller.

Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.