Exposição em São Paulo conta vida da imperatriz Sissi na Hungria

Elisabeth se tornou imperatriz da Áustria ao se casar com o primo

Retrato da imperatriz Elisabeth, do Império Austro-Húngaro, conhecida como Sissi - Divulgação
Paula Leite
São Paulo

Se no século 20 a vida da rainha da Inglaterra, Elisabeth 2ª, inspira livros, filmes e séries, no século 19 era outra nobre de nome Elisabeth quem capturava a imaginação de muitos pela Europa.

De origem bávara, Elisabeth se tornou imperatriz da Áustria e rainha da Hungria ao se casar com o Imperador Francisco José, que era seu primo.

A vida da imperatriz, conhecida por sua beleza, voltou a ser objeto de intenso interesse mais de 50 anos depois de sua morte, em 1955, com o lançamento de um romântico filme que tinha como título seu apelido: “Sissi”.

Estrelado pela austríaca Romy Schneider, “Sissi” tornou-se uma trilogia, com dois filmes subsequentes contando a história da vida da imperatriz, ainda que tomando diversas liberdades históricas.

Retrato da imperatriz Elisabeth, do Império Austro-Húngaro, conhecida como Sissi - Divulgação

É fato que Sissi gostava de passar tempo no palácio de Gödöllő, na Hungria, país onde nasceu sua quarta filha, Marie Valerie. O palácio foi um presente do país ao imperador e à imperatriz por ocasião da coroação deles como monarcas da Hungria, em 1867.

Elisabeth não gostava do ambiente da corte em Viena, onde ademais a influência de sua sogra era sufocante, e teria encontrado na Hungria um entorno mais agradável –em Gödöllő ela podia caminhar e cavalgar, como gostava de fazer, em relativa paz.

A relação da imperatriz com a Hungria fez com que ela fosse vista com carinho pelos húngaros, que a homenagearam com monumentos, memoriais e parques pelo país.

A vida de Elisabeth e principalmente sua relação com a Hungria são tema de uma exposição na Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, em São Paulo, realizada pelo consulado da Hungria em parceria com a fundação.

Os painéis com fotos e textos que compõem a exposição podem ser vistos a partir desta quinta-feira (13) na fundação, e a partir de maio de 2019 em estações na linha amarela do Metrô da cidade. 

Exposição Fotográfica da Imperatriz Sissi

  • Quando De terça a domingo, das 10h às 17h30 (até 22.dez, e de 15.jan a 28.fev)
  • Onde Fundação Maria Luisa e Oscar Americano, av. Morumbi, 4077, São Paulo
  • Preço R$ 10
Tópicos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.