Após frio recorde com vórtex polar, marmota prevê primavera antecipada nos EUA

Phil não viu sua sombra durante o evento conhecido como Dia da Marmota na Pensilvânia

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A marmota conhecida como Phil é mostrada em Punxsutawney, na Pensilvânia, nos EUA
A marmota conhecida como Phil é mostrada em Punxsutawney, na Pensilvânia, nos EUA - Alan Freed/Reuters
Punxsutawney

Uma onda de frio extremo nos Estados Unidos, causada pelo fenômeno conhecido como vórtex polar, levou temperaturas de -30°C a cidades como Chicago e deixou ao menos 21 mortos.

Mesmo assim, a marmota conhecida como Phil previu que o país verá a chegada antecipada da primavera neste ano, no evento que se repete anualmente e ficou mundialmente conhecido como Dia da Marmota.

Phil saiu de seu buraco em Punxsutawney, no estado da Pensilvânia, e não viu sua sombra, o que, de acordo com a tradição, significa que o inverno vai acabar mais cedo; caso tivesse visto sua sombra, isso significaria mais seis semanas de inverno.

O roedor faz a previsão desde 1887 —um novo Phil é escolhido a cada vez que o animalzinho morre— e prevê inverno mais longo 85% das vezes.

Um dos tutores de Phil, AJ Dereume, segura o roedor neste sábado (2) em Punxsutawney
Um dos tutores de Phil, AJ Dereume, segura o roedor neste sábado (2) em Punxsutawney - Alan Freed/Reuters

As previsões da marmota, no entanto, são pouco confiáveis: segundo o Noaa (Centros Nacionais de Informação Ambiental, na sigla em inglês), Phil acertou só 40% das vezes nos últimos dez anos —ou seja, índice de acerto menor do que uma previsão aleatória.

O evento na Pensilvânia tornou-se mundialmente conhecido depois do filme "Feitiço do Tempo" (1993), com Bill Murray, em que ele interpreta um homem do tempo enviado à cidadezinha para fazer a cobertura da previsão da marmota.

Outras marmotas menos conhecidas, como as de Michigan, Ohio e Staten Island (NY), também fazem previsões sobre o inverno nos EUA.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.