Ditador do Turcomenistão inaugura estátua dourada em homenagem a cachorro

Raça local, Alabai, é fonte de orgulho para população do país asiático

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Ashgabat | Reuters

Uma estátua enorme e dourada de um cachorro da raça Alabai foi inaugurada em uma movimentada rotatória em Asgabate, capital do Turcomenistão, pelo ditador do país, Kurbanguly Berdymukhamedov.

De acordo com a BBC, a figura tem 6 metros de altura e foi instalada na terça-feira (10).

O monumento, acompanhado de um telão para exibir imagens dos cães em ação, figura agora ao lado de outro, também instalado em uma rotatória e revestido de ouro, do próprio autocrata em um cavalo.

Estátua do cão da raça Alabai em Ashgabat, no Turcomenistão
Estátua do cão da raça Alabai em Ashgabat, no Turcomenistão - Vyacheslav Sarkisyan - 10.nov.20/Reuters

Cachorros e cavalos são fonte de orgulho em uma nação deserta e isolada, onde os animais são utilizados com frequência por pastores. Berdymukhamedov controla a ex-república soviética desde 2007 e é conhecido pelo apelido "Arkadag", ou protetor. No ranking de liberdade de imprensa da ONG Repórteres sem Fronteiras, de abril, o país aparece em penúltimo lugar (179º), à frente apenas da Coreia do Norte.

Durante a pandemia de Covid-19, o ditador baniu o uso da palavra coronavírus no país. A determinação vale tanto para publicações oficiais quanto para a imprensa independente —que quase não existe no Turcomenistão— e até mesmo para indivíduos. A polícia pode prender, por exemplo, qualquer pessoa que use a palavra em algum local público, mesmo que seja apenas durante uma conversa com amigos.

Berdymukhamedov, 62, já tinha banido o uso de outras palavras da imprensa oficial, incluindo "problema”.

Conhecido por suas excentricidades, o ditador era o dentista de seu antecessor no cargo, que o chamou para ministro da Saúde antes de morrer, em 2006. Ele tem obsessão por cavalos, a ponto de decorar todo o gabinete com motivos equinos, e adora videoclipes com estética dos anos 1980 e 1990 —estrelou vários vídeos que imitam esse período.

Berdymukhamedov já louvou os cães da raça Alabai como patrimônio nacional e escreveu um livro e um poema sobre eles. Há três anos, deu um filhote ao presidente da Rússia, Vladimir Putin.

A raça é conhecida como triturador de lobos e pela habilidade na proteção de ovelhas e cabras, além de ser usada para guardar casas e em brigas de cães, um entretenimento popular no país.​

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.