Descrição de chapéu Portugal

Morre Saraiva de Carvalho, cérebro militar da Revolução dos Cravos de Portugal, aos 84

Estrategista foi peça fundamental na derrubada do regime salazarista, em 1974

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Lisboa | AFP

Otelo Saraiva de Carvalho, estrategista do Movimento dos Capitães, que derrubou a ditadura em Portugal em 25 de abril de 1974, morreu neste domingo (25), em Lisboa, aos 84 anos, no hospital militar da cidade.

A morte de Otelo, como é conhecido, foi confirmada pelo coronel Vasco Lourenço, presidente da Associação 25 de Abril. A causa da morte não foi divulgada.

Otelo Saraiva de Carvalho, quando tinha 77 anos, ao lado de uma foto sua na época da Revolução dos Cravos, onde foi um dos líderes do MFA (Movimento das Forças Armadas), que depôs o governo salazarista em 1974 - Gisele Lobato/Folhapress

Figura proeminente e polêmica, Otelo desempenhou papel essencial na revolução que deu fim numa manhã, quase sem derramamento de sangue, a mais de 40 anos da ditadura fascista de Salazar. Naquele dia, o então comandante dirigia anonimamente, de um quartel, a rebelião dos capitães.

"Tornou-se, com razão, um dos símbolos da revolução que pôs fim à mais longa ditadura do século 20 na Europa, abrindo caminho à democracia ", avaliou em comunicado o gabinete do primeiro-ministro português, António Costa.

Lá Fora

Receba toda quinta um resumo das principais notícias internacionais no seu email

A sua “capacidade estratégica e operacional” e “o seu empenho e generosidade foram decisivos para o sucesso” do movimento, acrescentou o governo.

Considerado o “cérebro militar” da Revolução dos Cravos, Otelo nasceu em Moçambique em 1936 e iniciou a sua carreira militar no início dos anos 1960, quando o país se envolvia em guerras coloniais.

Com a Revolução dos Cravos, ele conquistou a simpatia da opinião pública, o que parecia lhe assegurar um futuro político. Ele concorreu duas vezes à eleição presidencial, mas nunca se elegeu. Em 1976, teve 16% dos votos, e na tentativa seguinte, em 1980, apenas 1,5%.

Em 1987, Otelo foi condenado a 15 anos de prisão por cumplicidade moral em ataques de extrema esquerda. Em 1996, ele foi anistiado por seu envolvimento no movimento clandestino FP-25, implicado em vários ataques sangrentos entre 1980 e 1987.

"Queremos ficar acima de tudo com seu papel no levante militar de 25 de abril", reagiu o Partido Comunista em um comunicado, acrescentando que não é hora de julgar "sua trajetória política".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.