Descrição de chapéu Deutsche Welle Governo Biden

4 em cada 10 americanos veem ameaça de nova guerra civil nos EUA

Segundo pesquisa da YouGov em parceria com The Economist, maioria da população teme aumento da polarização política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

DW

Mais de 40% dos americanos acreditam que uma nova guerra civil nos Estados Unidos é ao menos um pouco provável nos próximos dez anos. Quando se leva em conta a orientação política dos entrevistados, a crença é mais forte entre republicanos do que entre democratas.

O dado é de uma pesquisa realizada pela YouGov e a revista The Economist, que questionou a população sobre as mudanças na atmosfera política do país e como ela enxerga o futuro.

Apoiadores de Trump fazem protesto e invadem Congresso americano em Washington - Samuel Corum - 06.jan.21/AFP

Indagados em relação à probabilidade de haver uma guerra civil nos EUA nos próximos dez anos, os participantes podiam escolher entre as opções "muito provável", "um pouco provável", "não muito provável" e "nada provável".

Enquanto 43% responderam que uma nova guerra civil é muito ou um pouco provável na próxima década, 35% acham que o conflito é não muito ou nada provável. Outros 22% dos entrevistados não tinham certeza.

Entre os que se identificam como republicanos, a porcentagem dos que acreditam na possibilidade de uma guerra civil sobe para 54% –20% do total dizem que o cenário é muito provável. Outros 30% dos que compartilham da mesma orientação política consideram a ideia não muito ou nada provável e os demais 16% não têm certeza.

Já entre os democratas ferrenhos, 40% responderam que a hipótese é pouco ou muito provável, 39%, não muito ou nada provável e 21% estão incertos.

Essa crença numa possível guerra civil está ligada à forma com que os americanos enxergam o cenário político no seu país hoje, com a maioria afirmando que a polarização e a violência política se afloraram e só devem piorar.

Dois terços dos entrevistados (66%) dizem que as divisões políticas aumentaram desde o início de 2021, em comparação com 8% que afirmam que o país ficou menos dividido.

Segundo a pesquisa, a perspectiva para o futuro próximo tampouco é positiva. Do total de entrevistados, 63% dizem que essas divisões vão aumentar nos próximos anos, enquanto 7% acham que vão diminuir. Os apoiadores do Partido Republicano são mais propensos a considerar a sociedade polarizada. Entre eles, 79% acham que a divisão política aumentou desde o ano passado e 72% preveem que ela vá aumentar no futuro próximo. Já entre os democratas, essas porcentagens são de 59% e 58%, respectivamente.

As respostas dos entrevistados foram semelhantes quando questionados sobre violência política. Ao todo, 65% responderam que a violência política aumentou desde o início do ano passado, e apenas 8% acreditam que ela diminuiu.

Além disso, 62% são da opinião de que a violência política vai aumentar nos EUA nos próximos anos, diante de apenas 9% que acham que ela vai diminuir.

A nova pesquisa vem na esteira de um novo acirramento de ânimos entre democratas e republicanos, causado por uma operação inédita do FBI contra Donald Trump. O ex-presidente é acusado de ter se apropriado de documentos confidenciais da Casa Branca após o fim de seu mandato.

A operação revirou as redes sociais, agitou extremistas e alarmou instituições americanas.

O episódio mais grave se deu três dias após a operação, quando um homem com um fuzil AR-15 tentou invadir um prédio do FBI em Cincinnati (Ohio), trocou tiros com agentes e foi perseguido até ser morto. O agressor era um prolífico apoiador de Trump na Truth Social, rede social criada pelo ex-presidente. Mas outras plataformas, como Telegram e TikTok, também estão recheadas de chamados às armas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.