Descrição de chapéu RFI atletismo

Brasileiro morre durante ultramaratona no Mont Blanc, na França

Corredor sofreu um acidente durante a noite e não teve identidade divulgada até aqui

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

RFI

Um corredor brasileiro morreu na madrugada desta terça-feira (23) em um acidente durante uma das provas da Ultra-Trail do Mont-Blanc (UTMB), uma ultramaratona de montanha, informou a organização do evento na França.

O homem, que participava do evento na categoria PTL —uma prova por equipes de ultrarresistência, com 300 quilômetros e 25 mil metros de ganho de elevação—, foi vítima de um acidente, segundo um comunicado da direção de prova.

A morte aconteceu antes de 1h30 (no horário local, 20h30 de segunda-feira em Brasília), quando ele estava com sua equipe, na rota oficial localizada entre Col du Tricot e o refúgio de Plan Glacier.

Corredor em maratona do Mont Blanc em Chamonix, na França, em junho - Olivier Chassignole - 26.jun.22/AFP

"A equipe de resgate com helicóptero chegou ao local e confirmou a morte", afirmou a organização, que decidiu manter o evento e informou os participantes sobre a situação. A identidade da vítima não foi divulgada em respeito à sua família, informou o site do evento.

O homem tinha 59 anos e teria viajado do Brasil especialmente para a prova. Seu companheiro de equipe, que também não foi identificado, seria igualmente brasileiro e teria abandonado a prova por não ter condições psicológicas de continuar.

Ainda segundo a assessoria, a hipótese mais provável é de que o corredor tenha caído em um buraco durante a noite, "embora o percurso seja muito seguro". A polícia abriu uma investigação.

A PTL é uma das oito corridas organizadas nesta semana pelo Ultra-Trail do Mont-Blanc, que conta com quase 10 mil participantes. A principal prova do UTMB, uma ultramaratona de 171 quilômetros, está programada para sexta-feira (26) em Chamonix (leste da França), com 2.300 corredores.

O evento, que está em sua 19a edição, acontece neste ano de 22 a 28 de agosto e passa por três países: França, Itália e Suíça.

Localizado no sudeste da França, perto da fronteira com a Suíça, o Mont Blanc é o ponto mais alto dos Alpes. Com altitude de 4.808 metros, é o pico mais alto da Europa Ocidental e o sexto a nível continental, tendo em conta as montanhas do Cáucaso.

Contatado pela reportagem da RFI, o consulado do Brasil em Paris disse que já está em contato com a família e ajudando nos trâmites burocráticos.

Com AFP

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.