Descrição de chapéu BBC News Brasil drogas

EUA apreendem em 2022 fentanil suficiente para matar todos os cidadãos do país

Quase 400 milhões de doses potencialmente fatais, o dobro do total do ano passado, foram interceptadas por agentes federais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Max Matza
BBC News Brasil

Agentes federais de combate às drogas nos Estados Unidos afirmam ter apreendido fentanil suficiente em 2022 para matar toda a população do país.

O DEA (Drug Enforcement Administration), órgão federal responsável pela repressão e controle de narcóticos, afirma que interceptou 379 milhões de doses potencialmente letais de fentanil —apenas dois miligramas do opioide seriam suficientes para matar.

O órgão federal classificou a substância altamente viciante, que é 50 vezes mais poderosa do que a heroína, de a ameaça de droga mais mortal que os EUA enfrentam.

Seringas e drogas variadas espalhadas no chão
Agentes federais de combate às drogas nos EUA dizem ter apreendido fentanil suficiente para matar toda a população do país em 2022 - Getty Images/via BBC News Brasil

E afirma que a maior parte do fentanil é traficada para o país a partir do México .

O DEA diz que apreendeu mais de 4.500 kg de fentanil, assim como mais de 50,6 milhões de comprimidos de fentanil, que são propositalmente parecidos com diferentes analgésicos receitados.

É mais que o dobro do que eles apreenderam em 2021.

A maioria das drogas foi produzida em massa em fábricas clandestinas no México pelos cartéis de drogas de Sinaloa e Jalisco, que usam produtos químicos provenientes da China, segundo o DEA.

A droga é tão poderosa que uma dose letal equivale a uma quantidade pequena o suficiente para caber na ponta de um lápis.

Mais de 100 mil americanos morreram de overdose de drogas no ano passado, e dois terços das mortes foram atribuídas ao fentanil, o equivalente a 182 mortes por dia.

A quantidade de fentanil apreendida neste ano é suficiente para matar todos os 330 milhões de habitantes dos EUA, de acordo com o órgão federal de combate às drogas.

"A principal prioridade operacional do DEA é derrotar os dois cartéis de drogas mexicanos —os cartéis de Sinaloa e Jalisco (CJNG)—, que são os principais responsáveis pelo fentanil que está matando americanos hoje", afirmou Anne Milgram, chefe do DEA.

Além do fentanil, o DEA também apreendeu 59.420 kg de metanfetamina, mais de 1.950 kg de heroína e mais de 201.395 kg de cocaína.

Este texto foi publicado originalmente aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.