'Pensamos que estávamos mortos', conta sobrevivente de colisão de trens na Índia

'Vimos muita gente morta', diz Ompal Bhatia, que viajava a trabalho com amigos

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Balasore | Reuters

Ompal Bhatia, um sobrevivente do acidente ferroviário que deixou quase 300 mortos na Índia na sexta (2), conta ter achado que tivesse morrido. Ele estava viajando a trabalho com três amigos quando o trem em que estavam descarrilou em Balasore.

Bhati, 25, e seus amigos viajavam de pé dentro de um vagão lotado. A linha do Coromandel Express é utilizada por trabalhadores de indústrias nas regiões metropolitanas de Chennai e Bangalore, no sul da Índia.

Trabalhadores uniformizados carregam corpo em meio a trilhos
Socorristas carregam corpo de vítima de acidente de trem em Balasore, na Índia - Dibyangshu Sarkar - 3.jun.23/AFP

A linha faz um trajeto de aproximadamente 1.600 quilômetros ao longo da costa leste do país, em uma viagem que dura mais de 24 horas, geralmente em condições de superlotação.

O acidente aconteceu ao entardecer, quando alguns passageiros terminavam seu jantar, enquanto outros tentavam pegar no sono.

Moti Sheikh, 30, estava no mesmo vagão conversando com seis pessoas de seu vilarejo de origem. Eles planejavam jantar e depois dormir sentados no chão, pois não havia assentos disponíveis.

De repente, ouviu-se um estrondo muito alto, e o trem começou a se movimentar na direção oposta, segundo os relatos dos viajantes. Sheikh conta ter inicialmente pensado que se tratava do barulho dos freios, mas daí o comboio tombou.

"Quando o acidente aconteceu, nós pensamos que havíamos morrido. Quando nos demos conta de que estávamos vivos, começamos a ir em direção à janela de emergência para sair do trem. O vagão havia descarrilado e caído sobre uma de suas laterais," disse Bhatia à Reuters por telefone no sábado (3).

Quando ele e seus amigos tentavam sair do vagão, eles viram uma cena de caos por todos os lados.

"Vimos muita gente morta. Todos estavam tentando salvas as próprias vidas ou procurando por seus conhecidos", conta. Bhatia e todos os seus amigos sobreviveram.

Sheikh diz que eles e seus amigos também pensaram que não iriam sobreviver. "Estávamos em prantos quando saímos", afirmou. Segundo ele, ajuda começou a chegar cerca de 20 minutos após o descarrilamento.

Os acidentes de trem mais letais da história da Índia

  • jun.1981 - 800 mortos

    O número não é exato, mas calcula-se que até 800 pessoas morreram após um trem cair em um rio no norte da Índia durante um ciclone

  • jul.88 - 106 mortos

    Após um trem sair dos trilhos e cair em um lago no sul da Índia, 106 pessoas morreram

  • ago.95 - 350 mortos

    Pelo menos 350 pessoas morreram quando um trem bateu na traseira de outro em uma cidade a 300 km de Nova Déli

  • ago.99 - 285 mortos

    Cerca de 285 pessoas morreram e 350 ficaram feridas após um choque de trens no leste da Índia, quando a maioria dos passageiros dormia

  • out.05 - 77 mortos

    Vários vagões de um trem de passageiros descarrilam no sul da Índia, matando 77 pessoas

  • jul.11 - 70 mortos

    Cerca de 70 pessoas morreram e mais de 300 ficaram feridas quando um trem descarrilou em Fatehpur, no norte do país

  • nov.16 - 146 mortos

    Cerca de 146 pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas após um trem descarrilar no norte da Índia

  • jan.17 - 41 mortos

    Diversos vagões de um trem de passageiros saíram dos trilhos no sul do país, levando à morte 41 pessoas

  • out.18 - 59 mortos

    Um trem de passageiros atravessou uma multidão reunida nos trilhos para um festival na cidade de Amritsar, no norte da Índia, matando pelo menos 59 pessoas e ferindo 57

O Coromandel Express havia invadido outros trilhos e batido em um comboio de mercadorias estacionado ali. Em seguida, foi atingido pelo Superfast Express, que vinha em alta velocidade na direção oposta.

Archana Paul, uma dona de casa de Bengala Ocidental, estava no outro trem quando a colisão aconteceu. "Ouvi um barulho muito alto e de repente tudo ficou escuro", diz.

Ela, que viajava com seu irmão e seu filho de dez anos, percebeu que o trem havia descarrilado. "Eu estava bem, então comecei a procurar meu filho e meu irmão, mas não conseguia encontrá-los."

Lentamente, os outros passageiros começaram a se recompor. "Pediam para eu sair, mas eu recusava, precisava procurar pelo meu filho. Mas insistiram que eu saísse dali."

Já do lado de fora do vagão, Paul aguardava que seu filho saísse. Mas ele não apareceu, e ela, sangrando, precisou ser levada de ambulância para um hospital em Balasore.

Na enfermaria, ela conversou com a Reuters chorando e pedindo ajuda para encontrar o seu filho.

Kaushida Das, 55, viajava no mesmo trem. Ela sobreviveu, mas sua filha morreu.

"Mesmo viva, não há nada mais que faça a vida valer à pena. Minha filha era tudo para mim", diz.

Os piores acidentes ferroviários da história

  • 1916/1917 - Romênia - 1.000 mortos

    Na noite da virada para o ano de 1917, cerca de mil pessoas morreram em um dos maiores desastres ferroviários do mundo, quando o trem descarrilou a 10 km de chegar a Iasi, destino final da viagem, no nordeste do país

  • 1917 - França - 675 mortos

    O mais letal acidente ferroviário da França aconteceu quando cerca de 1.200 soldados voltavam para casa vindos da Itália durante a Primeira Guerra Mundial; cerca de 675 deles morreram quando o trem descarrilou no sudeste do país

  • 1944 - União Soviética - 600 mortos

    O trem que transportava civis e militares caiu em um rio quando passou por uma ponte de madeira no oeste da Rússia que cedeu com o peso do veículo; entre 600 e 700 pessoas morreram

  • 1915 - México - 600 mortos

    Conta-se que o acidente mais letal do México aconteceu quando o trem passava por uma ladeira no estado de Guadalajara, no oeste do país; o condutor teria perdido o controle e o veículo, caído no barranco

  • 1989 - União Soviética - 575 mortos

    Diferentemente de grande parte dos acidentes ferroviários que são decorrentes de descarrilamento, esse desastre foi causado pela explosão de um gasoduto que matou 575 pessoas e feriu outras 623 nos Montes Urais

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