Descrição de chapéu BBC News Brasil LGBTQIA+

O casal gay que venceu a direita radical na Justiça e será indenizado por foto em ação anti-barriga de aluguel na Itália

Imagem dos dois no momento do nascimento filho foi usada em campanha do partido da primeira-ministra Giorgia Meloni

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

BBC News Brasil

O partido de ultradireita que governa a Itália foi condenado a pagar uma indenização a um casal gay pelo uso sem permissão de uma foto deles com seu filho recém-nascido numa campanha da legenda contra barriga de aluguel. BJ Barone e Frankie Nelson tiveram seu filho Milo por meio deste método em 2014.

Uma foto do momento do nascimento viralizou e foi usada pelo partido Irmãos da Itália em 2016 em uma campanha. A Justiça determinou que a legenda pague € 20 mil (R$ 108,3 mil) ao casal.

BJ Barone (dir.) e Frankie Nelson com o filho, Milo
BJ Barone (dir.) e Frankie Nelson com o filho, Milo - Arquivo pessoal

O Irmãos da Itália foi condenado pelo "uso ofensivo" da imagem. O partido está recorrendo da decisão.

A primeira-ministra italiana, Giorgia Meloni, lidera o governo mais à direita do país desde a Segunda Guerra. O Irmãos da Itália é um descendente político direto do Movimento Social Italiano, que foi formado por membros do Partido Fascista de Benito Mussolini depois da guerra.

Em março, o partido instruiu o conselho da cidade de Milão a parar de registrar os filhos de casais do mesmo sexo, o que gerou protestos. "Uma pequena vitória para nós, mas uma grande vitória para a comunidade LGBTQIA+ na Itália e no exterior. Nossa foto representa tudo o que defendemos: família, aceitação e amor incondicional", afirmou o casal à BBC.

"Esta vitória contra os Fratelli e a primeira-ministra nos permite recuperar o controle de nossa foto e mostrar ao mundo que família é amor."

A imagem, registrada por Lindsay Foster, também foi usada sem permissão pela política independente irlandesa Mary Fitzgibbons em 2016 para promover sua plataforma contra a barriga de aluguel para pais do mesmo sexo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.