Descrição de chapéu Argentina América Latina

Multidão de azul e branco se reúne para ouvir Milei

Confusões, bonecos com o rosto do economista e brasileiros marcam posse do novo presidente da Argentina

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Buenos Aires

Uma multidão de azul e branco se reúne em frente ao Congresso Nacional da Argentina neste domingo (10) para acompanhar a posse do novo presidente Javier Milei em clima de Carnaval. Baterias com tambores, bandeiras e bonecos com o rosto do ultraliberal fazem parte da comemoração.

"Argentina", grita o grupo que se apinha em volta do edifício em que ele prometeu discursar, onde não é incomum ouvir palavras em português. As muitas ruas fechadas por causa da sua passagem causaram bolsões de gente que causaram confusão e bate-boca em alguns momentos.

"Parece estádio de futebol", brincava um, enquanto outros passavam xingando "surdos", o equivalente a "esquerdistas" em português.

Uma mulher posava sustentando uma pelúcia de tigre nos ombros, em referência ao apelido de leão atribuído a Milei. Bandeiras amarelas de sua campanha com o rosto do animal também são vendidas.

Apoiadora do presidente da Argentina, Javier Milei, com tigre de pelúcia durante cerimônia de posse em Buenos Aires - Júlia Barbon - 10.dez.23/Folhapress

"Viemos de Natal só para acompanhar a posse", diz o coronel Hélio Oliveira, 59, que afirma ter sido coordenador de campanha de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte. Ele veste uma camiseta metade brasileira, metade argentina com o nome do ex-presidente, que mandou fazer especialmente para a ocasião.

Hélio Oliveira, 59, que afirma ter sido coordenador de campanha de Jair Bolsonaro no Rio Grande do Norte, durante cerimônia de posse de Javier Milei, em Buenos Aires - Júlia Barbon - 10.dez.23/Folhapress

Um americano que não quis dizer o nome também estava na multidão. "Vim para ver, é um evento histórico", dizia em inglês, ao lado do amigo argentino que vestia o boné com os dizeres "Make Argentina Great Again", uma paródia do slogan de campanha de Donald Trump nos Estados Unidos.

Apoiador de Javier Milei, que não quis dizer o nome, usa boné com paródia da campanha de Donald Trump - Júlia Barbon - 10.dez.23/Folhapress

Milei assume o país em um dia de cerimônias que se darão em quatro locais emblemáticos da cidade em um raio de cerca de 1 km: o Congresso Nacional, a Casa Rosada, a Catedral Metropolitana e o Teatro Colón. Depois de discursar à multidão, ele entrará num carro conversível até a sede do governo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.