Descrição de chapéu BBC News Brasil

O garoto que sumiu em férias na Espanha e foi achado pela polícia na França 6 anos depois

Alex desapareceu aos 11 anos e foi encontrado aos 17, após ser levado pela mãe e o avô para comunidades espirituais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Jacqueline Howard Hugh Schofield
Londres e Paris | BBC News Brasil

Um garoto inglês de 17 anos que desapareceu na Espanha em 2017 foi encontrado na França, disseram autoridades nesta sexta-feira (15). O adolescente, que atende pelo nome de Alex Batty, foi encontrado na cidade de Revel, a leste de Toulouse, na manhã de quarta-feira (13).

Há seis anos, Alex, então com 11 anos, estava de férias com a mãe e o avô quando eles desapareceram na Espanha. Uma fonte policial disse à BBC que Alex foi levado a uma delegacia por um motorista preocupado.

Alex Batty, que sumiu em férias na Espanha e foi achado pela polícia seis anos depois - Polícia de Manchester/via BBC News Brasil

O rapaz disse que estava na França há dois anos, segundo a fonte policial, e acrescentou que ele tinha semelhança com a última foto conhecida de Alex. O garoto estava com boa saúde e disse não ter sido maltratado de qualquer forma.

O Ministério Público de Toulouse confirmou a identidade à BBC.

A sua avó e tutora legal, Susan Caruana, disse à emissora britânica em 2018 que acreditava que a mãe de Alex, Melanie Batty, e o avô, David Batty, tinham levado o menino para viver em uma comunidade espiritual no Marrocos. Ela disse que eles buscavam um estilo de vida alternativo e não queriam que Alex fosse à escola.

Um jornalista local disse à BBC que um entregador avistou o rapaz caminhando por uma estrada no pé das montanhas dos Pirineus, carregando uma mochila e um skate. Sentindo pena dele, ofereceu carona. "Eles passaram três horas juntos no carro e o garoto contou sua história", diz Remi Buhagiar, do jornal La Depeche.

Alex Batty desapareceu com sua mãe, Melanie Batty, e seu avô, David Batty - Polícia de Manchester/via BBC News Brasil

"Ele disse que vivia numa espécie de comuna itinerante. Não estava sob nenhuma coação, mas disse que achava a mãe um pouco estranha e decidiu que não queria esse tipo de vida, e que queria definir seu próprio caminho —é por isso que ele decidiu sair", acrescenta.

Alex caminhava pelas colinas há dias, explicou Buhagiar. "Ele perguntou ao motorista se poderia pegar seu telefone emprestado e mandou uma mensagem via Facebook para a avó, dizendo que estava bem e queria vê-la", afirma.

A área onde ele foi encontrado é conhecida por atrair pessoas em busca de estilos de vida alternativos. O menino está atualmente sob cuidados dos serviços sociais. A polícia britânica foi contatada através da embaixada em Paris.

Este texto foi publicado originalmente aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.