EUA voltam a atacar houthis no Iêmen e destroem mísseis antinavios do grupo

Exército americano realizou nova ofensiva na madrugada desta quarta-feira (24)

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Reuters

Os Estados Unidos atacaram novamente o Iêmen na madrugada desta quarta-feira (24), destruindo ao menos dois mísseis antinavio houthis.

A ofensiva, que ocorreu por volta das 2h30 (20h30 de terça-feira, 23, no horário de Brasília), é a mais recente dos americanos contra o grupo rebelde iemenita apoiado pelo Irã, e se dá em um contexto de escalada de tensões no mar Vermelho.

Caça da Força Aérea do Reino Unido realiza pouso em pista de aeroporto, durante período noturno. A pista é iluminada por luzes instaladas ao solo.
As aeronaves Typhoon da Força Aérea Real realizaram operações de ataque de precisão contra alvos militares Houthis em resposta a novos ataques a navios no Mar Vermelho. - via Reuters

Os houthis, que controlam as áreas mais populosas do Iêmen, afirmam que os ataques a navios naquela parte do oceano são atos em solidariedade ao grupo terrorista palestino Hamas —também aliado do Irã— em meio à invasão da Faixa de Gaza por Israel. As ofensivas têm perturbado o transporte marítimo global e aumentado os temores de que as consequências do conflito possam aprofundar ainda mais a crise no Oriente Médio.

"As forças dos EUA identificaram os mísseis em áreas controladas pelos houthis no Iêmen e determinaram que eles representavam uma ameaça iminente aos navios mercantes e às embarcações da Marinha americana na região", afirmou o Comando Central militar dos EUA. "Elas então atacaram e destruíram os mísseis em autodefesa."

O Pentágono afirma que, desde que começou a atacar supostas bases militares houthis no Iêmen, em 11 de janeiro, destruiu ou danificou 25 instalações de lançamento e implantação de mísseis, além de mais de 20 mísseis em si.

Washington diz ainda ter atacado drones, radares costeiros e artefatos de vigilância aérea dos houthis, bem como locais de armazenamento de armas.

"Temos nos concentrado muito em atacar coisas que eles têm usado para realizar ataques contra o transporte marítimo internacional e marinheiros, e isso continuará sendo nosso foco", disse o porta-voz do Pentágono, o major Patrick Ryder, na terça (23).

Homens do grupo Houthis caminham sobre as bandeiras de EÛA e Israel em meio a um terreno similar ao de um deserto. Eles carregam fuzis e um lança mísseis nas costas, e trajam saias e turbantes
Tribos leais aos houthis caminham sobre as bandeiras dos EUA e de Israel no local de um desfile para novos recrutas - Reuters

Ryder disse que o último ataque dos houthis foi em 18 de janeiro, sugerindo que as ações americanas estão tendo impacto. "Desde então, realizamos vários ataques em autodefesa, quando havia uma ameaça iminente ou um lançamento antecipado", afirmou o major.

A estratégia de Biden no Iêmen visa a enfraquecer os houthis, mas não a derrotar o grupo. Isso, afinal, aumentaria o risco de um confronto direto entre os EUA e o Irã, e os americanos tentam em última instância impedir que o conflito em Gaza se regionalize, afirmam especialistas.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.