Exército dos EUA envia navio de ajuda humanitária a Gaza

Ação ocorre 36 horas após Joe Biden anunciar que enviaria assistência ao território por mar

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Cairo | Reuters

O Exército dos EUA enviou um navio de ajuda humanitária à Faixa de Gaza no início deste domingo (9), dias depois de o presidente Joe Biden prometer construir um cais temporário para abastecer o enclave sitiado.

A embarcação General Frank S. Besson partiu da Base Conjunta Langley-Eustis, na Virgínia, "menos de 36 horas depois que o presidente Biden anunciou que os EUA forneceriam assistência humanitária a Gaza por mar", disse o CENTCOM, em comunicado.

Embarcação da marinha dos EUA é carregada
Exército dos EUA tenta levar assistência humanitária a Gaza por mar após anúncio de Joe Biden em discurso do Estado da União - CENTCOM

A embarcação de apoio logístico está "transportando os primeiros equipamentos para estabelecer um cais temporário para entregar suprimentos humanitários vitais", disse.

O anúncio de Biden em seu discurso do Estado da União na quinta-feira (7) seguiu alertas da ONU sobre uma fome generalizada entre os 2,3 milhões de palestinos de Gaza cinco meses depois que Israel lançou sua ofensiva na estreita faixa em resposta a um ataque de militantes do Hamas.

Gaza não possui infraestrutura portuária. Os EUA planejam inicialmente usar Chipre, que está oferecendo um processo para triagem de cargas que incluirá autoridades de Israel, eliminando a necessidade de verificações de segurança em Gaza.

A maioria dos habitantes de Gaza está agora deslocada internamente, com graves gargalos na entrega de ajuda nos postos de controle de fronteira terrestre.

Gaza está sob bloqueio naval israelense desde 2007, quando o Hamas assumiu o controle do enclave. Houve poucas chegadas diretas por mar desde então.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.