Trump quase vence Super Terça de ponta a ponta, com exceção de Vermont

Ex-presidente teve vitória confirmada em 14 dos 15 estados que decidiram seus candidatos nesta terça; Biden também perdeu em apenas um território

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo e Washington

Donald Trump está mais perto da Casa Branca.

Segundo projeções, o ex-presidente venceu em 14 dos 15 estados que realizaram primárias nesta terça-feira (5). O dia, conhecido como Super Terça na política americana, distribui o grosso dos delegados da corrida pela no meação de cada partido para a eleição de novembro.

O ex-presidente dos EUA Donald Trump durante evento de campanha em Des Moines, Iowa - Brian Snyder - 15.jan.2024/Reuters

Confirmando expectativas, o empresário venceu os pleitos em Alabama, Alasca, Arkansas, Califórnia, Carolina do Norte, Colorado, Maine, Massachusetts, Minnesota, Oklahoma, Tennessee, Virgínia, Texas e Utah. A surpresa da noite foi Vermont, conquistada por Nikki Haley, a única concorrente de Trump que restava na corrida.

A vitória, no entanto, não foi suficiente para mantê-la viva nas primárias, e sua desistência foi anunciada nesta quarta-feira (6). O empresário deve ser declarado o candidato presumido do partido até o fim de março, quando deve obter os 1.215 delegados necessários para a nomeação. O título, porém, deve ser oficializado apenas na convenção nacional republicana, em julho.

Em discurso na noite desta terça de seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, o empresário prometeu "fechar a fronteira" e deportar imigrantes e recuperar a confiança na imprensa, na qual "ninguém confia mais". Sem repetir as acusações sem provas de fraude na eleição de 2020, ele falou sobre a necessidade de um pleito "livre e justo" e, no meio disso tudo, voltou a culpar a China pela pandemia de Covid-19 —"por incompetência", afirmou.

"Vamos ganhar essa eleição porque não temos escolha; se perdermos não vai mais sobrar país", ameaçou, em uma retórica radical em que o pleito é encarado em termos de vida ou morte.

As margens das vitórias do ex-presidente nesta terça foram confortáveis, segundo projeções: no mínimo 23 pontos percentuais em Massachusets e até 76 pontos no Alasca.

Mostrando a sintonia do candidato com sua base, uma pesquisa de boca de urna do Instituto Edison apontou imigração e economia como as duas principais preocupações em estados que foram às urnas nesta terça, como Virgínia e Carolina do Norte. Ainda segundo o levantamento, a maioria dos republicanos nesses estados apoia a deportação de imigrantes em situação irregular.

Membros da campanha de Haley torciam por uma zebra na Virgínia, onde há mais eleitores de alta renda e escolaridade —duas características que tornam mais provável que um republicano apoie a ex-governadora em vez de Trump, mais forte entre eleitores menos escolarizados e de áreas rurais.

Antes da Super Terça, o empresário acumulava 273 delegados, obtidos com as vitórias em Iowa, New Hampshire, Nevada, Carolina do Sul, Ilhas Virgens, Wyoming, Idaho, Michigan, Missouri e Dakota do Norte. Haley tinha apenas 43 –desses, 19 foram obtidos na sua única vitória até agora, em Washington (Distrito de Colúmbia), no último domingo. O restante veio do cálculo proporcional por ter ficado em segundo ou terceiro lugar em outras disputas. Agora Trump soma 1.004 delegados, e sua adversária, 89.

Do lado democrata, Biden venceu com facilidade todos os 15 pleitos estaduais democratas realizados nesta quarta. Marianne Williamson e Dean Phillips, os dois candidatos ainda disputando a nomeação do partido, não obtiveram nenhum delegado até agora.

A única surpresa da noite foi a derrota do presidente no território da Samoa Americana, que elegeu o investidor Jason Palmer como candidato do partido. À CNN, membros da campanha de Biden chamaram o resultado de "bobagem".

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.