Ataque a faca em Sydney deixa ao menos seis mortos

Polícia mata no local suposto agressor e investiga circunstâncias da ação, aparentemente sem motivação terrorista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo | AFP e Reuters

Um homem esfaqueou e matou seis pessoas neste sábado (13), em um shopping de Sydney, na Austrália. O agressor foi baleado e morto por um policial. O episódio ocorreu às 16h do horário local (3h em Brasília).

Em entrevista coletiva, a agente da polícia do estado de Nova Gales do Sul Karen Webb afirmou que 5 das 6 vítimas eram mulheres. O ataque também deixou 8 feridos, entre eles 1 bebê de nove meses que foi internado em estado grave no hospital, segundo autoridades locais.

O autor do ataque foi identificado como Joel Cauchi, 40. O subcomissário de Nova Gales do Sul, Anthony Cooke, disse que ele era conhecido pelas autoridades e que nada sugere que o ataque tenha relação com terrorismo ou alguma motivação ideológica.

Policiais trabalham após relatos de esfaqueamentos no shopping, em Sydney, Austrália. - REUTERS/Kirsty Needham

"Sabemos que o agressor em questão sofria de problemas de saúde mental", acrescentou.

"Este foi um ato horrível de violência, atingindo indiscriminadamente pessoas inocentes que estavam em um sábado comum fazendo suas compras", afirmou o primeiro-ministro Anthony Albanese em entrevista coletiva. "Esta noite, os primeiros pensamentos de todos os australianos estão com as vítimas desses atos terríveis."

A Austrália tem algumas das leis de armas e facas mais rígidas do mundo, e ataques como o de sábado são raros.

O episódio ocorreu no shopping Westfield Bondi Junction, localizado a cerca de três quilômetro da praia de Bondi Beach, e estava lotado. O local está fechado neste domingo (13), informou a polícia.

Várias testemunhas descreveram cenas de pânico, com pessoas correndo para se refugiar.

Imagens de câmeras de segurança, divulgadas por meios de comunicação locais, mostram um homem correndo pelo centro comercial com uma faca de grandes dimensões na mão, e várias pessoas feridas deitadas no chão.

O atendente Ayush Singh, 25, estava trabalhando em um café no shopping quando presenciou o ataque e, em seguida, ouviu tiros disparados pela polícia. "Vi um homem com uma faca correndo e perseguindo pessoas. Quando ele passou ao meu lado, ouvi dois ou três tiros, e ele foi morto", disse Singh à agência de notícias Reuters.

A polícia entra no shopping Westfield Bondi Junction após um incidente de esfaqueamento em Sydney em 13 de abril de 2024. - David GRAY / AFP

"As pessoas ao meu redor estavam aterrorizadas. Havia algumas mulheres idosas, e eu ajudei a levá-las para um lugar seguro dentro do café."

Uma testemunha afirmou à Reuters que se abrigou em uma loja de joias. Em entrevista à ABC, uma outra descreveu o momento em que uma agente da polícia atirou contra o autor do ataque.

"Se ela não tivesse acertado, ele teria continuado. Parecia que ele estava em um frenesi de matança", descreveu o homem, que não se identificou. "Após o disparo, ela se aproximou e começou a realizar massagem cardíaca nele."

Com AFP e Reuters

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.