Descrição de chapéu Dinamarca

Incêndio que atingiu histórica Bolsa de Valores de Copenhague é controlado; veja vídeo

Não há informações sobre feridos; obras de artes foram levadas para o lado de fora

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Copenhague | Reuters

Um incêndio de grandes proporções atingiu a antiga Bolsa de Valores de Copenhague, um dos edifícios mais famosos da capital da Dinamarca, nesta terça-feira (16). Em uma cena que lembra a do incêndio de 2019 na catedral de Notre-Dame, em Paris, a emblemática torre de 54 metros do prédio desabou e foi engolida pelas chamas.

Construído entre 1619 e 1640 a pedido do rei Cristian 4º, o edifício de estilo renascentista holandês originalmente recebia feiras e começou a ser palco de negociações de títulos no final do século 19. O prédio, no entanto, não abriga a Bolsa de Valores dinamarquesa desde 1974 e atualmente é sede da Câmara de Comércio do país, além de guardar um grande acervo de artefatos culturais e pinturas.

Bombeiro tenta apagar incêndio do histórico prédio da Bolsa de Valores em Copenhague, na Dinamarca - Emil Nicolai Helms/Ritzau Scanpix/AFP

Os moradores que passavam pelo centro da cidade viram uma espessa fumaça cinza sobre a região e ouviram sirenes que alertavam os serviços de emergência. Não há relatos de feridos, segundo a polícia.

De acordo com os bombeiros, cerca de 120 pessoas trabalharam para conter as chamas, em uma operação que poderia continuar por pelo menos 24 horas. Já o Exército afirmou ter mobilizado cerca de 90 recrutas da Guarda Real da Vida, que estavam ajudando a isolar e proteger objetos de valor.

Além de funcionários do governo, membros da Câmara de Comércio —incluindo seu presidente-executivo, Brian Mikkelsen— e até transeuntes foram vistos carregando grandes pinturas para longe do prédio. O Museu Nacional da Dinamarca também disse ter enviado 25 funcionários ao local para ajudar na retirada de peças de arte.

O incêndio foi controlado após "várias horas", segundo autoridades. De acordo com o Corpo de Bombeiros de Copenhague, o acesso do resgate foi dificultado por andaimes —o prédio passava por reformas antes de seu 400º aniversário. O telhado de cobre do edifício agravou a situação, já que o material retém calor. Não ficou imediatamente claro o que causou o fogo.

"Estamos salvando tudo o que podemos", disse o chefe do Corpo de Bombeiros, Jakob Vedsted Andersen, a jornalistas. Partes do telhado desabaram, e o fogo se espalhou por vários andares do prédio, segundo o funcionário. "É sempre triste apagar incêndios em edifícios antigos."

Pessoas carregam pintura histórica que estava na antiga Bolsa de Valores de Copenhague após incêndio
Pessoas carregam pintura histórica que estava na antiga Bolsa de Valores de Copenhague após incêndio - Ritzau Scanpix/Ida Marie Odgaard via Reuters

O Ministério das Finanças, próximo ao local, foi esvaziado, segundo a polícia, que também pediu às pessoas para evitar o centro da cidade.

"Estou muito, muito triste. No começo, não pude acreditar que fosse verdade", disse a professora Elisabeth Handberg, 80. A docente afirmou à agência de notícias Reuters que ela e seus alunos assistiram à fumaça da janela da sala de aula.

"Meus alunos do quinto ano disseram: 'está lá desde a época do rei Christian 4º, e de repente queima'", contou ela. "Estou esperando que seja reconstruído, é a única saída."

Autoridades do país também se manifestaram. "Tão triste. Um edifício icônico que significa muito para todos nós. Nosso próprio momento Notre-Dame", escreveu o ministro da Defesa, Troels Lund Poulsen, na rede X. Na mesma plataforma, a Câmara de Comércio lamentou a "cena terrível". Já o ministro da Cultura, Jakob Engel-Schmidt, disse que "400 anos de herança cultural dinamarquesa" estavam em chamas.

Nas primeiras décadas após sua inauguração, no século 17, o prédio acomodava barracas onde mercadorias como chá e especiarias eram negociadas. O empreendimento foi uma tentativa do rei Cristian 4º de desenvolver o comércio na região após duas grandes guerras.

Antes e depois da histórica Bolsa de Valores de Copenhague, um dos edifícios mais conhecidos da capital, que foi atingida por incêndio de grandes proporções
Antes e depois da histórica Bolsa de Valores de Copenhague, um dos edifícios mais conhecidos da capital, que foi atingida por incêndio de grandes proporções - Ida Marie Odgaard/AFP

A torre que desabou nesta terça era ornamentada como se as caudas de quatro dragões se entrelaçassem até seu topo, onde três coroas simbolizavam os reinos de Dinamarca, Noruega e Suécia.

"Esta torre é absolutamente icônica e não há outra igual no mundo", disse a pesquisadora do Museu Nacional da Dinamarca, Ulla Kjaer, à Reuters. "Imaginava-se que muito ouro seria gerado para a Dinamarca e é por isso que colocaram dragões acima da construção, porque eles são conhecidos por guardar ouro."

A representação das criaturas mitológicas também era vista como uma proteção simbólica contra inimigos, disse a Câmara do Comércio, proprietária do edifício desde 1857, em seu site.

"Uma parte importante de nosso patrimônio arquitetônico estava em chamas", escreveu o rei Frederiksen em uma publicação no Instagram. "Por gerações, a característica da torre de dragão ajudou a caracterizar Copenhague como a 'cidade das torres'."

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.