Ataque palestino mata 3 agentes de segurança israelenses na Cisjordânia

Caso contrasta com aumento do conflito na fronteira entre Israel e Cisjordânia nas últimas semanas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

AFP

Três guardas israelenses foram mortos neste domingo (8) em ataque com arma de fogo em um dos postos de controle entre o Vale do Jordão, na Cisjordânia, e a Jordânia, segundo forças de segurança.

"Encontramos três homens no chão, inconscientes, sem pulso ou respiração, com ferimentos de bala. Juntamente com a equipe médica das FDI (exército israelense), realizamos esforços de reanimação, mas infelizmente tivemos que declará-los mortos", disse Magen David, do serviço de emergência Adom, o equivalente israelense à Cruz Vermelha.

O suposto agressor foi morto, segundo o exército e a polícia israelense.

Veículo do Exército de Israel circula por Jenin, no norte da Cisjordânia - Ayman Nobani/Xinhua

Os três israelenses mortos eram guardas de segurança, mas não pertenciam ao exército ou à polícia. O ataque ocorreu na passagem fronteiriça de Allenby, utilizada para pessoas e mercadorias, entre a Cisjordânia e Jordânia.

"O terrorista aproximou-se da área da Ponte Allenby vindo da Jordânia em um caminhão, saiu e abriu fogo contra as forças de segurança que operavam na ponte", declarou o exército.

Este ataque ocorre em um momento em que Israel multiplica grandes operações militares na Cisjordânia, um território palestino ocupado por Israel desde 1967.

A violência entre os palestinianos, por um lado, e o exército israelense do outro intensificou-se neste território desde 7 de outubro, quando eclodiu a guerra na Faixa de Gaza desencadeada pelo ataque do Hamas no sul de Israel.

Segundo o Ministério da Saúde, pelo menos 662 palestinos morreram na Cisjordânia desde essa data, nas mãos do exército de Israel.

Pelo menos 23 israelenses, incluindo vários soldados e policiais, foram mortos em ataques palestinos no mesmo período.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.