Descrição de chapéu The New York Times

Incêndio no sul da Califórnia cresce e deixa região em estado de emergência

Escolas foram fechadas, e meteorologistas alertam que as condições climáticas podem piorar os riscos de queimadas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Christine Hauser
The New York Times

Escolas foram fechadas, e os moradores receberam ordem de retirada devido a um incêndio descontrolado na base das montanhas de San Bernardino que continuou a crescer rapidamente, enchendo o céu de fumaça e ameaçando as comunidades do sul da Califórnia nesta segunda-feira (9).

Mais de 11 mil pessoas foram orientadas a deixar suas coisas à medida que o fogo avançava, colocando em risco mais de 36 mil casas, empresas e outras estruturas, já que quadruplicou de tamanho no fim de semana. Nesta segunda-feira, o incêndio já havia queimado mais de 8.200 hectares no Condado de San Bernardino desde que começou em 5 de setembro, de acordo com o Departamento de Proteção Florestal e Contra Incêndios da Califórnia, também conhecido como Cal Fire.

A imagem mostra um cenário devastado por incêndio, com tanques de gás visíveis. Um dos tanques está em chamas, emitindo uma coluna de fogo. Ao fundo, há uma estrutura que parece ser uma casa ou um galpão, e a luz do sol está surgindo entre as árvores. O solo está queimado e há destroços visíveis ao redor
Chamas emergem de um tanque de propano perto de uma propriedade incendiada em Clearlake, Califórnia - Josh Edelson - 8.set.24/AFP

O fechamento de estradas e a preocupação com a má qualidade do ar devido à fumaça generalizada levaram ao fechamento de escolas.

O superintendente de escolas do condado de San Bernardino fechou ao menos cinco distritos escolares e universitários, com a possibilidade de mais fechamentos após a avaliação das condições. Até o início desta segunda, somente 3% do incêndio havia sido contido.

Três bombeiros ficaram feridos. A causa do incêndio está sendo investigada, segundo as autoridades. O condado de San Bernardino, que abrange quase 52 mil km2, é o maior da Califórnia em termos de área e abriga uma população de mais de 2 milhões de pessoas.

Em Highland, que fica a cerca de 110 km a leste de Los Angeles e é a comunidade mais densamente povoada afetada pelo incêndio, cinzas caíram do céu no domingo e a fumaça encobriu as montanhas próximas. Nesta segunda, a má qualidade do ar e os avisos de retirada em East Highlands e em outras áreas da cidade levaram ao fechamento de escolas.

O clima quente e seco e a vegetação seca foram fatores que contribuíram para as preocupações com o incêndio, e o Cal Fire disse que havia uma pequena chance de chuvas e trovoadas até o início da noite desta segunda-feira.

A imagem mostra um incêndio florestal intenso, com chamas altas e fumaça densa, cercando uma área de árvores. À frente, há um caminhão de combate a incêndios estacionado na estrada, com a cabine visível e parte da carroceria. O cenário é de desolação, com a vegetação em chamas e um céu carregado de fumaça
Chamas quase atingem um carro em Mill Creek, Califórnia - Ethan Swope - 7.set.24/Getty Images/AFP

Uma onda de calor combinada com baixa umidade e ventos fortes em algumas áreas está criando condições para incêndios extremos, disseram as autoridades. Temperaturas acima da média eram esperadas no sul da Califórnia pelo menos até esta segunda, segundo o Serviço Nacional de Meteorologia, enquanto as comunidades são afetadas por quedas de energia. As temperaturas podem chegar a mais de 37ºC, com risco de incêndio elevado a crítico.

No fim de semana, os meteorologistas emitiram um alerta de bandeira vermelha para as condições. O comunicado abrangeu a região que se estende da costa do Pacífico até as montanhas a noroeste de Los Angeles.

À medida que o incêndio crescia, o governador Gavin Newsom anunciou, no sábado, estado de emergência para o condado, uma medida que libera o acesso a benefícios de desemprego e isenta taxas de registros e licenças.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.