Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
08/11/2010 - 10h33

Obama apoia Índia como membro permanente no Conselho de Segurança da ONU

Publicidade

DE SÃO PAULO

Atualizado às 10h42.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, declarou nesta segunda-feira seu apoio à campanha da Índia para obter uma cadeira de membro permanente no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas).

"Eu espero ansiosamente um Conselho de Segurança da ONU reformado, que inclua a Índia como membro permanente", disse o presidente, em discurso no Parlamento indiano. "A ordem internacional justa e sustentável que a América busca inclui uma ONU que é eficiente, efetiva, crível e legítima".

Jason Reed/Reuters
Presidente Barack Obama faz discurso no Parlamento indiano e declara apoio à cadeira permanente na ONU
Presidente Barack Obama faz discurso no Parlamento indiano e declara apoio à cadeira permanente na ONU

O órgão, responsável pelas decisões mais importantes da organização, tem atualmente cinco assentos permanentes, pertencentes aos EUA, China, Reino Unido, França e Rússia, com direito a veto. Há ainda outros dez membros não permanentes. O Brasil é outro que almeja uma reforma no Conselho.

A Índia alega que ter uma cadeira no Conselho de Segurança da ONU refletiria seu crescente peso no G20, na medida em que sua economia de trilhões de dólares ajuda a reduzir os efeitos da crise econômica (Obama aproveitou a viagem para anunciar acordos de US$ 10 bilhões que garantirão 50 mil empregos em seu país).

O apoio é um gesto diplomático de grande escala, que deve encerrar com chave de ouro a visita do presidente ao país asiático --na qual anunciou ainda acordos no valor de US$ 10 bilhões e capacidade de gerar 50 mil empregos nos EUA.

Mas não significa uma reforma imediata e nem ao menos no curto prazo do Conselho de Segurança. O próprio Obama ressaltou ao dizer que espera a reforma "nos próximos anos".

"Isso não será feito tão cedo", disse Gurmeet Karmal, diretor do Centro para Estudos da Terra, um think-tank indiano. "O Conselho de Segurança não será reorganizado pelos próximos oito ou dez anos".

De qualquer forma, o apoio mostra o tamanho da aposta dos EUA na relação com a Índia, uma nação de 1,2 bilhões de pessoas e com uma economia de trilhões de dólares.

O presidente ressaltou, contudo, que o poder de ser um membro permanente do COnselho de Segurança traz também uma grande responsabilidade. E destacou que uma das missões do órgão é impedir a proliferação de armas nucleares.

Obama passa por uma situação delicada em sua visita à Índia, na qual tenta ampliar as relações diplomáticas e financeiras com o país e ao mesmo tempo defender melhor relacionamento de Nova Déli com o vizinho e rival histórico Paquistão (aliado crucial dos EUA na guerra contra o terrorismo).

Após três dias na Índia, Obama seguirá seu giro pela Ásia, passando por Indonésia, Japão, e Coreia do Sul, onde se realizará esta semana a cúpula do G20.

Editoria de Arte / Folhapress/Editoria de Arte / Folhapress
 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página