Saltar para o conteúdo principal

Publicidade

Publicidade

 
 
  Siga a Folha de S.Paulo no Twitter
26/03/2011 - 10h01

Médicos detectam tumor em Jaruzelski, ex-presidente da Polônia

Publicidade

DA EFE, EM VARSÓVIA

O último presidente da Polônia comunista, o general Wojciech Jaruzelski, de 87 anos, será submetido a quimioterapia depois de ser diagnosticado com um tumor maligno nas células linfóides, segundo o hospital militar de Varsóvia.

O general foi internado há duas semanas com infecção respiratória e febre alta, mas exames posteriores revelaram a existência do tumor.

Há dois anos o general foi hospitalizado por problemas cardíacos e pneumonia.

Seu delicado estado de saúde é uma das causas pelas quais o veterano militar não participará da beatificação do papa João Paulo II, que acontecerá no dia 1º de maio, em Roma.

Jaruzelski, último chefe de Estado comunista da Polônia, foi o responsável pela repressão em 1981 do movimento Solidariedade de Lech Walesa, que em 1980 se transformou no primeiro sindicato independente do mundo comunista, fundamental para a queda do regime e a chegada da democracia em 1989.

O general também contribuiu para a transição democrática da Polônia, ao aceitar, em 1989, compartilhar o poder com a oposição anticomunista, representada pelo Solidariedade.

 

Publicidade

Publicidade

Publicidade


Voltar ao topo da página