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Laboratórios investem em atendimento domiciliar para absorver alta na demanda

Lavoisier e Fleury são os melhores da área, segundo pesquisa Datafolha

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São Paulo

A procura por atendimento domiciliar em laboratórios de análises clínicas teve forte aumento durante a pandemia. Mesmo com a redução dos casos de Covid, a busca pela realização de exames em casa continua em alta.

De acordo com a Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica), o aumento do fluxo impulsionou também a melhoria de processos e a inclusão de novos serviços disponíveis nessa forma de atendimento.

"Muitos processos foram mais improvisados no início da pandemia e depois sofreram uma maturação, que foi consolidada e vem se mantendo. O atendimento domiciliar passou por esse processo, ele mudou radicalmente nos últimos anos e segue crescendo fortemente", afirma Wilson Shcolnik, presidente do conselho de administração da Abramed.

A imagem mostra tubos contendo materiais coletados para análise em laboratório
Devido ao aumento de demanda, laboratórios de análises clínicas investiram em melhorias para o atendimento domiciliar, com ampliação dos locais atendidos e crescimento dos serviços ofertados nessa modalidade - Eduardo Anizelli/ Folhapress

A melhoria do atendimento domiciliar também é uma realidade nos laboratórios Lavoisier e Fleury, escolhidos pelos cidadãos paulistanos ouvidos pela pesquisa do Datafolha como os melhores laboratórios de São Paulo, com 19% e 17% das respostas respectivamente. Nos dois casos, o serviço, que era cobrado antes da pandemia, hoje é oferecido de forma gratuita.

No laboratório Lavoisier, esse crescimento veio para ficar. Segundo Claudia Cohn, diretora-executiva para atendimento móvel do grupo Dasa, responsável pela marca Lavoisier, muitos clientes conheceram esse serviço durante a pandemia e se fidelizaram.

"A potencialização do atendimento móvel foi assimilada primeiro por necessidade, mas trouxe uma cobertura geográfica ainda maior e mais disponibilidade. O paciente passou a contar com maior frota, ampliação geográfica e mais horários, tanto em casa, como em escritórios ou onde escolhesse", diz ela.

Atualmente, o laboratório leva às casas dos pacientes exames de análises clínicas, como sangue e urina, testes genéticos, mapa (monitoramento ambulatorial da pressão arterial) e holter. Além da aplicação de vacinas.

Outros investimentos feitos pelo Lavoisier são em novos equipamentos, crescimento das equipes médicas, aumento da qualidade técnica e digitalização dos protocolos de atendimento.

"O Lavoisier tem uma característica de unir grande capilaridade e tradição de marca, com inovação e tecnologia, qualidade técnica médica e amplo acesso. Acredito que a soma desses fatores faz com que o Lavoisier tenha uma credibilidade e um carinho da população a ponto de receber todo esse reconhecimento e esses prêmios", afirma Rafael Lucchesi, diretor-geral de diagnósticos do grupo Dasa.

O laboratório Fleury também registrou uma expansão do atendimento domiciliar. Segundo Patrícia Maeda, diretora-executiva de negócios do grupo Fleury, o volume de atendimento atual é três vezes maior que em 2019, antes da pandemia. A procura atual é próxima da registrada em 2020.

"Já faz muito tempo que a gente realiza os exames na casa das pessoas, mas demanda por esse tipo de serviço aumentou muito. Nós tivemos que nos adaptar rapidamente para nos ajustar a essa necessidade dos clientes", diz ela.

Segundo Maeda, além de aumentar a capilaridade de locais onde o serviço era ofertado, o laboratório aumentou o portfólio de exames disponíveis nessa modalidade.

Alguns dos exames realizados na casa das pessoas são ultrassom, polissonografia, mapa e holter. Além da infusão de medicamentos em pacientes crônicos.

"Estamos sempre estudando novos serviços em que a gente possa se aprimorar para levar para a casa das pessoas. Sabemos que essa é uma nova forma de fazer o autocuidado, que traz comodidade e a segurança de não precisar ficar se deslocando", afirma Maeda.

Além do atendimento em casa, o Fleury investe em tecnologia para desenvolver novos testes, aprimorar metodologias e processos. Em 2022, a empresa lançou 603 novos produtos e alterações de metodologias, o que representa um aumento de 40% em relação ao ano anterior.

"O Fleury tem uma tradição e uma reputação que vem sendo construída ao longo do tempo, e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Isso nos dá energia para estar em constante questionamento de como podemos melhorar para fazer um acolhimento melhor dos nossos clientes", diz a diretora.

Segundo a Abramed, 2022 teve um forte crescimento na realização de exames de uma maneira geral. Estimativas da associação indicam que foram realizados cerca de 1,1 bilhão de exames no país em 2022. O número representa um aumento considerável em relação ao ano anterior, quando foram realizados 995 milhões de testes.

A Abramed afirma que alguns fatores que podem explicar o crescimento são o aumento no número de beneficiários no sistema de saúde suplementar, o represamento de exames de rotina durante a pandemia e uma maior preocupação das pessoas com a saúde e com diagnóstico precoce de doenças.


LAVOISIER

19% das menções

Fundação 1951

Unidades 91 unidades

Funcionários não divulga

Faturamento (2022) não divulga

Crescimento (2022) não divulga

O Lavoisier tem uma característica de unir grande capilaridade e tradição de marca, com inovação e tecnologia, qualidade técnica médica e amplo acesso. Acredito que a soma desses fatores faz com que o Lavoisier tenha uma credibilidade e um carinho da população, a ponto de receber todo esse reconhecimento e esses prêmios.

Rafael Lucchesi

diretor geral de diagnósticos do grupo Dasa, responsável pela marca Lavoisier

FLEURY

17% das menções

Fundação 1926

Unidades 300 unidades

Funcionários 17,4 mil

Faturamento (2022) R$ 4,8 bilhões

Crescimento (2022) - faturamento 15,1% maior em relação a 2021

O Fleury tem uma tradição e uma reputação que vem sendo construída ao longo do tempo, e esse reconhecimento mostra que estamos no caminho certo. Isso nos dá energia para estar em constante questionamento de como podemos melhorar para fazer um acolhimento melhor dos nossos clientes.

Patrícia Maeda

diretora-executiva de negócios do grupo Fleury

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