Setor de vestuário cresce mesmo com a alta dos preços

Vencedora da pesquisa Datafolha, Renner investe em conveniência e agilidade

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São Paulo

Renovar o guarda-roupa ficou mais caro em 2022, mas o varejo cresceu mesmo com a alta de preços. Os resultados do setor foram impulsionados pela retomada do consumo, um dos fatores que justificam a elevação da inflação dos itens de vestuário para 18,02% no ano passado, ante 10,31% em 2021, segundo o IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

"Com o retorno às atividades sociais e às lojas físicas, existia uma demanda represada no consumo de vestuário e de moda, então foi um período em que, apesar da inflação, as redes conseguiram um bom repasse e conseguiram recuperar margens próximas do período pré-pandemia", explica Marco Muraro, professor do hub de moda da ESPM.

Manequim feminino branco veste uma blusa de manga longa bege; ao fundo, estão as araras com roupas na loja da Renner
Manequim expõe peça do selo Re - Moda Responsável em uma loja da Renner na Vila Mariana, em São Paulo (SP) - Keiny Andrade - 5.abr.2023/Folhapress

A Renner, considerada como a melhor loja de departamentos pela sétima vez consecutiva, investiu em conveniência e agilidade para conquistar e manter clientes em 2022, seja nas vendas pelo site ou pelo app, seja nas lojas físicas.

A rede inaugurou um centro de distribuição em Cabreúva (SP) para tornar a logística mais eficiente nas compras feitas pela internet. Com o investimento, 75% dos pedidos para a região metropolitana de São Paulo foram entregues em até dois dias no ano passado, diz Fabiana Taccola, diretora de operações da Lojas Renner S.A., grupo que também inclui as marcas Youcom, Ashua e Camicado.

Quando a compra é feita presencialmente, os clientes encontram caixas de autoatendimento para acelerar as etapas de pagamento e desativação das etiquetas de alarme das peças —os totens estão disponíveis em 20 das 36 lojas da Renner na capital.

Funcionário da Renner segura dispositivo para localizar peças com mais facilidade no estoque e auxiliar clientes em compras online
Funcionário da Renner, em loja na Vila Mariana, utiliza dispositivo para localizar peças com mais facilidade no estoque e auxiliar clientes em compras online - Keiny Andrade - 5.abr.2023/Folhapress

Para aprimorar o atendimento nas lojas físicas, as unidades foram equipadas com tablets para que os vendedores consultem o estoque de forma mais rápida e, caso o item solicitado não esteja disponível, deem suporte para que o consumidor adquira o produto pela internet.

Neste ano, diz Muraro, o desafio é a manutenção do consumo nos mesmos patamares do ano anterior, tendo em vista o contexto de endividamento —hoje, 70,5 milhões de brasileiros estão inadimplentes, segundo levantamento de fevereiro da Serasa Experian.

Apesar disso, o professor avalia que há perspectivas de crescimento para o varejo de moda no decorrer do ano, sobretudo com o lançamento de políticas como o programa Desenrola, ainda em elaboração pelo Ministério da Fazenda, que visa promover a renegociação de dívidas e impulsionar o consumo das famílias com renda de até dois salários mínimos.

Outra estratégia da Renner é manter-se conectada a temas que têm recebido mais atenção dos clientes, como o consumo consciente. A varejista possui o selo Re - Moda Responsável, que sinaliza quais características sustentáveis estão presentes em uma peça, e começou a implementar lojas circulares em 2021, no Rio de Janeiro (RJ), conceito que deve se expandir para todas as unidades em 2023, afirma Taccola.

"O modelo de loja circular é focado na ecoeficiência e na redução de impactos ambientais da obra à operação, com descarte adequado de materiais no fim da vida útil, menor geração de resíduos e de emissões de gases de efeito estufa, uso de energia de fontes renováveis e de equipamentos automatizados com menor demanda energética, economia de água, manutenção de espaços verdes e reaproveitamento de materiais nos manequins e itens de decoração."

A adequação à agenda ESG (sigla em inglês para ambiente, social e governança) se amplia no varejo de moda, principalmente para corresponder à expectativa da geração Z, segundo Muraro. "O cliente só vê na coleção, mas toda a cadeia produtiva está sendo trabalhada para a questão ambiental. Todas as redes já se posicionam nisso há algum tempo e as ações vêm aumentando a cada ano."


RENNER
12% das menções
Fundação
1965
Unidades
672 lojas, sendo 422 da marca Renner, 123 da Camicado, 114 da Youcom e 13 da Ashua
Funcionários
26,2 mil em todas as marcas
Faturamento
R$ 17,8 bilhões de receita bruta em todas as marcas
Crescimento
23,8% na receita bruta em comparação com 2021

Temos cumplicidade com nossos clientes e não atuamos só para satisfazer seus desejos, mas para superá-los com opções de consumo cada vez melhores e mais conscientes, e com uma experiência de compra omnicanal agradável, eficiente e integrada em todas as etapas

Fabiana Taccola

diretora de operações da Lojas Renner S.A.

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