Conheça o Tasca da Esquina, eleito melhor restaurante português segundo o júri

Endereço encontrou um meio-termo confortável ao equilibrar-se habilmente entre tradição e novidade

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Sujeira, buracos, droga, trânsito. Se as ruas de São Paulo não vivem, há tempos —e, especialmente, nos últimos tempos—, o seu auge, uma esquina resiste às transformações negativas e oferece à cidade o que lhe falta (para o bem e para o mal): constância.

A Tasca da Esquina é um restaurante que encontrou um meio-termo confortável ao equilibrar-se habilmente entre tradição e novidade. Com toques brasileiros, é uma casa portuguesa.

Atum curado com creme de abacates e picles de cebola (à esq.), costelinha com arroz caldoso e quiabos (ao fundo) e punheta de bacalha - Keiny Andrade/Folhapress Produção: Ana Requião

O restaurante apresenta uma visão própria dos clássicos. Sabor e ousadia se aliam à técnica perfeita de tal forma que a filial paulistana deste estabelecimento lisboeta virou barbada n’O Melhor de São Paulo. A casa do chef Vitor Sobral foi premiada pelo júri na categoria comida portuguesa por quatro vezes consecutivamente.

Aconchegante, o salão em uma não esquina da alameda Itu tem janelas grandes e lugares na calçada, convidativos para os dias mais quentes. O bacalhau é o forte, mas a sugestão é o menu-degustação, que responde pelo espirituoso nome de "fique nas mãos do chef" (R$ 199, com cinco etapas).

É exatamente o que parece. Os pratos apresentados nesta opção variam conforme o humor da cozinha. Se tiver sorte, o visitante aproveitará na sequência croquete (recomendo dizer sim ao molho picante oferecido pelo garçom), lulas salteadas, caril de camarão e atum caramelizado no shoyu.

Uma moqueca com lombo de bacalhau, mandioquinha ao murro e coentro encerra o percurso que te transporta de São Paulo a Lisboa. E o melhor: sem ter de passar pelas esburacadas ruas paulistanas no trajeto.

Em agosto, o restaurante celebrou seus 12 anos no Brasil com um menu especial —destaque para o vatapá de bacalhau com farofinha baiana, de Teresa Paim. Não seria de se espantar se algum dos pratos especiais for incorporado ao cardápio fixo. Será apenas a Tasca se equilibrando.

Tasca da Esquina
Al. Itu, 225, Cerqueira César, região oeste, tel. (11) 3262-0033, @tascadaesquinasp

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.