O Melhor de São Paulo elege restaurantes, bares e marcas de cozinha de maior destaque na cidade

Especial lista estabelecimentos que merecem a visita do leitor, eleitos por júri e residentes na capital paulista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Depois da onda de restaurantes que foram obrigados a fechar as portas na pandemia, a cidade de São Paulo vive um momento de efervescência gastronômica –com retorno do público e uma longa lista de novidades. Esse é o cenário abarcado pela edição 2023 d' O Melhor de São Paulo Gastronomia - Restaurantes, Bares & Cozinha.

O especial lista restaurantes, bares e guloseimas (seção que reúne padarias, cafeterias, docerias e hamburguerias, entre outros) que merecem a visita do leitor. Eles estarão apresentados de acordo com a sua especialidade e com informações sobre bairros e regiões da cidade em que estão localizados, para facilitar a vida de quem busca opções a uma curta distância.

Prato do restaurante Cepa: angus de dianteiro com feijão branco - Keiny Andrade/Folhapress

O Melhor de São Paulo estará disponível em todas as plataformas da Folha e chegará à casa dos assinantes em formato de revista. Também estará à venda nas bancas da Grande São Paulo junto da edição impressa do jornal.

Além de uma seleção de cerca de 700 endereços, o especial destaca as melhores casas da cidade, divididas por categorias. Em restaurantes, são 25 –por exemplo, melhor cozinha italiana, francesa, japonesa, latino-americana, além de melhor novidade. Bares e guloseimas somam, juntos, outras 29 categorias.

Os profissionais que lideram essas operações (chefs, bartenders, confeiteiros, baristas e sommeliers) também foram votados pelo júri, um grupo de 40 jornalistas, produtores de conteúdo e influenciadores especializados.

Além da premiação dos jurados, o especial contempla a opinião dos residentes na região por meio de uma pesquisa que traça a lista dos melhores endereços de São Paulo segundo perfil entrevistado pelo Datafolha.

Essa pesquisa, que apresenta bares e restaurantes, foi realizada com paulistanos de idade igual ou superior a 18 anos, com renda familiar mensal de pelo menos cinco salários mínimos e que costumam frequentar esses estabelecimentos ao menos uma vez por semana. Os levantamentos foram feitos entre os dias 19 e 30 de junho deste ano –no caso de bares, foram feitas 733 entrevistas; de restaurantes, 797.

A margem de erro é de 4 pontos percentuais para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%.

Além dessa pesquisa, o Datafolha conduziu outra sobre os hábitos do paulistano na cozinha –tema que ganhou espaço durante a pandemia e que, desde então, se mantém em alta.

O levantamento foi realizado na cidade de São Paulo com pessoas de 16 anos ou mais das classes A e B, que costumam cozinhar ao menos uma vez por semana. Os entrevistados indicaram suas marcas preferidas em 51 categorias de produtos indispensáveis ao dia a dia de quem prepara suas refeições em casa –passando por café da manhã, almoço e momentos especiais, como churrasco. Utensílios que facilitam a vida dos cozinheiros, essenciais para a cozinha doméstica, não ficaram de fora.

Em todas as pesquisas, os entrevistados foram abordados em pontos de fluxo de pessoas nas cinco regiões da cidade de São Paulo por uma equipe com 62 integrantes.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.