Rede atacadista Assaí é a mais a lembrada pelos paulistanos

Empresa foi a mais citada na categoria atadista por paulistanos ouvidos pelo Datafolha. A marca teve 36% das menções.

Crise na economia e competitividade nos preços explicam o sucesso da Assaí. Considerada a melhor rede pelos paulistanos, a atacadista teve 36% das menções no levantamento, índice que chega a 44% no caso dos moradores da região norte da cidade.

Dona do título de a maior operação do grupo francês Casino, a atacadista nascida no bairro do Carrão, na zona leste, ganhou clientes nos últimos anos à medida que a economia brasileira entrou em crise.

Seus preços seriam, segundo a própria Assaí, 15% menores que os de outras modalidades de comércio, o que ajudaria a explicar o crescimento de 27% no faturamento, que fechou 2017 em R$ 20 bilhões. O lucro líquido foi de R$ 540 milhões, 90% acima do registrado no ano anterior. "Foram dois anos de crescimento fortíssimo", reconhece Belmiro Gomes, presidente da Assaí.

O desafio é melhorar o atendimento, sem elevar os custos fixos. "Trata-se de um segmento que sempre foi muito voltado para preços e pouco para serviços e ambientação. Mas hoje temos feito um grande investimento em inovação e instalações das lojas."

Com 127 unidades no país, a Assaí tem apostado em espaços de maior área útil e mais conforto, apesar da estrutura enxuta. Antes concentrada em lojas de 2.000 a 3.000 m², a rede passou a apostar em estabelecimentos mais amplos, de cerca de 6.000 m².

"O pé-direito das novas lojas também é maior, foi de quatro metros para sete metros", diz Gomes, hoje no comando de 25 lojas na cidade de São Paulo.

Além disso, a atacadista lançou, em 2017, um cartão de crédito próprio, com o qual se paga pelo preço de atacado independentemente da quantidade de produtos comprados.

*

Curiosidades

  • Em japonês, Assaí quer dizer sol nascente
  • É o maior revendedor de mozarela do segmento no estado
  • O volume que as lojas vendem mensalmente corresponde à produção de aproximadamente 8 milhões de pizzas
  • O Assaí é um dos poucos atacadistas que aceitam cartão de crédito como pagamento

*

Belmiro Gomes, presidente da Assaí Atacadista

"O mercado paulistano é o berço da Assaí, além de ser o polo econômico mais forte do país e onde está a nossa sede administrativa"

Publicidade
Publicidade
Publicidade
  1. 27/04/2019
    1. Haganá avança e empata com Grupo Protege como melhor serviço de segurança privada de São Paulo

      Portaria, transporte de valores, escolta armada, ronda, bombeiro civil, rastreamento de veículos, monitoramento de imagens e até cofres capazes de detectar notas falsas. A ideia daquele vigilante com revólver na cintura e cara de poucos amigos é simplista diante do leque de serviços atualmente oferecido pelo mercado de segurança privada.

    2. Camicado é loja de presentes de casamento preferida dos paulistanos pelo terceiro ano

      É fato que as cerimônias de casamento são momentos emocionantes na vida a dois. Há de se concordar, porém, que mobiliar a casa com presentes de amigos e parentes pode ser tão bom quanto a hora do "sim".

    3. Leroy Merlin é eleita loja de material de construção favorita dos paulistanos; marca se destaca entre moradores da zona oeste

      1998 Foi o ano em que a empresa, que se originou na França, chegou ao Brasil. Desde então, teve que adaptar seus produtos ao público brasileiro. Lá, por exemplo, eles praticam a jardinagem, hábito que não cola nos trópicos. "Tanto na França quanto aqui, o nosso propósito é proporcionar ao morador condições para ele melhorar o seu lar", conta Adriano Galoro, diretor regional de São Paulo

    4. Starbucks é rede de cafeterias mais lembrada de São Paulo; marca se destaca entre os mais jovens

      Entre as mais de 20 opções do cardápio à base de café, é o expresso que reina como a bebida mais vendida nas lojas brasileiras da Starbucks –onde há, também, versões desse queridinho nos sabores avelã e brigadeiro.

    5. Metrô é o meio de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano consecutivo; também é líder na categoria de serviço público

      É coisa nossa o metrô, sistema de transporte favorito dos paulistanos pelo quinto ano seguido e líder na categoria serviço público, empatado com o Poupatempo, com 11% cada um. A citação é maior entre moradores do centro (67%) e da zona oeste (60%).

    6. Santa Joana é escolhida como maternidade favorita; mais de 400 mil paulistanos nasceram de lá desde 1948

      Mais 431 mil nascimentos desde a inauguração, média atual de 14.475 partos por ano, 2.680 recém-nascidos atendidos nos 120 leitos de UTI em 2018. Números não faltam para o Santa Joana, vencedor na categoria maternidade desde a primeira pesquisa sobre os melhores serviços na opinião dos paulistanos das classes A e B. São cinco anos consecutivos de vitória, sendo a de agora a que teve o maior número de citações, 19%.

    7. Na zona norte, Lar Center é destaque entre os shoppings de decoração da capital

      Na estreia da categoria n'O Melhor de sãopaulo Serviços, um passeio pelo Lar Center, empreendimento da zona norte eleito por 14% dos paulistanos das classes AB como melhor shopping de decoração.

    8. Campeã pelo quarto ano consecutivo, Kalunga é a papelaria mais lembrada pelos entrevistados

      KALUNGA EM DADOS

    9. Dona do carro líder em vendas no Brasil, Chevrolet é eleita pela quarta vez como melhor rede de concessionárias

      A Chevrolet tem ocupado o primeiro lugar na categoria Melhor Rede de Concessionárias desde 2016, mas agora aparece sozinha no topo do pódio.

    10. Com 157 lojas em São Paulo, Óticas Carol é eleita a melhor da cidade

      Seja no caminho de casa, seja no do trabalho, não é difícil se deparar com uma unidade das Óticas Carol. Afinal, são 157 na cidade. "A gente sempre acreditou que para ser a melhor, precisávamos ser a maior", revela o CEO Ronaldo Pereira Júnior.

  1. 1
  2. 2
  3. 3
  4. 4
  5. 5
Publicidade