Descrição de chapéu Café da Manhã

O que pode acontecer com o Censo se ele entrar na mira dos cortes do governo?

Ministro da Economia pediu a redução de questionário para execução de pesquisa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O Censo, que contabiliza a população de todos os municípios brasileiros por meio de entrevistas presenciais, é a maior e mais completa pesquisa do país. Com base nela são definidos, por exemplo, os percentuais de distribuição dos fundos de participação de municípios e estados.

O IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) prepara o Censo Demográfico de 2020, que atualizará as informações da população brasileira estimada em 2010 pelo instituto. 

Em fevereiro, o ministro da Economia, Paulo Guedes, sugeriu a redução do questionário do Censo para superar a falta de recursos para a pesquisa demográfica. E o IBGE estuda alternativas para reduzir em 25% o orçamento.

Sobre o levantamento e a sugestão do ministro é o Café da Manhã desta terça-feira (23), que teve a participação do repórter no Rio Nicola Pamplona.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

Os episódios do Café da Manhã são publicados de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia, a partir das 6h.

O podcast é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores. 

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.