Descrição de chapéu Café da Manhã

Podcast discute função de ombudsman em tempos de polarização; ouça

Existência do posto na Folha, criado para defender interesses do leitor, completa 30 anos

São Paulo

Qual é a função de um ombudsman e como é ocupar esse posto em tempos de redes sociais e de polarização política?

Ombudsman é uma palavra sueca que pode ser traduzida como “representante do cidadão” e começou a ser usada para designar representantes dos leitores dentro de jornais americanos na década de 1960. Na imprensa, a função consiste em criticar o jornal, ouvir os leitores e comentar o noticiário periodicamente.

A Folha foi o primeiro jornal da América Latina a ter um ombudsman –a primeira coluna foi publicada em 24 de setembro de 1989. Para garantir a independência do profissional, seu mandato é de um ano, durante o qual o ocupante não pode ser demitido.

O que mudou em 30 anos, tempo de existência da função na Folha? No que essa função ajuda o jornalismo?

O Café da Manhã reuniu para uma conversa sobre jornalismo o primeiro ombudsman da Folha, Caio Túlio Costa, e a atual ombudsman, Flavia Lima.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia.

O programa é conduzido pelos jornalistas Rodrigo Vizeu e Magê Flores.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.