Descrição de chapéu Café da Manhã

A fábrica de vacinas do Butantan vista por dentro; ouça podcast

Instituto chefia testes da vacina para Covid-19 desenvolvida pela chinesa Sinovac e centro de disputa política

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em meio à corrida por uma vacina contra o novo coronavírus, o imunizante desenvolvido na China pelo laboratório Sinovac virou centro de uma disputa política no Brasil. Nas últimas semanas, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, anunciou a compra de doses da vacina e foi desautorizado pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O governador paulista, João Doria (PSDB), rival de Bolsonaro, reagiu.

A Coronavac está sendo testada pelo Instituto Butantan, que é vinculado ao governo de São Paulo e fornece outras vacinas para o Ministério da Saúde. Caso a segurança e eficácia do imunizante sejam comprovadas, o instituto também vai produzi-lo em larga escala, em instalações que estão sendo reformadas.

Nesta segunda-feira (9), o Café da Manhã mostra o interior da fábrica do Butantan, em meio à produção da vacina da gripe que vai imunizar os brasileiros em 2021. E também traz as atualizações sobre o andamento dos ensaios clínicos da Coronavac.

O episódio tem entrevistas com o diretor-geral do instituto, Dimas Covas, com o gerente médico de ensaios clínicos do Butantan, Ricardo Palacios, e com o gerente de produção da vacina da gripe da instituição, Douglas Macedo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando abaixo. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

Ouça o episódio:

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pela jornalista Magê Flores. O roteiro e produção são de Jéssica Maes e Natália Silva, que também assina a edição de som.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.