Como centrão redesenhou relação entre Congresso e Presidência; ouça podcast

Grupo de partidos que se aliou a Bolsonaro ampliou domínio sobre Orçamento e enfraqueceu poder do Executivo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O avanço do centrão na gestão Jair Bolsonaro (PL) redesenhou as relações entre Planalto e Congresso, esvaziando parte dos poderes da Presidência da República. Os partidos desse grupo aproveitaram momentos de fragilidade do governo e ampliaram seus domínios sobre o Orçamento federal.

Nesse cenário, rivais de Bolsonaro na corrida eleitoral demonstram insatisfação com esse relacionamento e prometem bater de frente com os parlamentares para rever os termos desse arranjo, recuperando a força do Executivo.

No episódio desta segunda-feira (28), o Café da Manhã conversa com a professora do departamento de ciência política da Unicamp Andréa Freitas sobre os acordos que os presidentes fazem com o Congresso para governar, como eles passaram a funcionar sob Bolsonaro e como deve ficar a relação entre Executivo e Legislativo a partir de 2023.

Ouça o episódio:

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Maurício Meireles e Bruno Boghossian, com produção de Daniel Castro, Jéssica Maes e Victor Lacombe. A edição de som é de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.