Podcast com Lilia Schwarcz conta como iconografia do 7 de Setembro foi criada

Expresso Ilustrada entrevista historiadora, que lança 'O Sequestro da Independência' com Carlos Lima Junior e Lúcia Stumpf

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O que vem na cabeça quando você lê "Independência do Brasil"? Pode ser que você se lembre do Hino Nacional, com versos sobre o brado retumbante de um povo heroico que foi ouvido às margens do rio Ipiranga, ou na própria bandeira do Brasil.

Mas é muito provável que você também pense em "Independência ou morte!", quadro que Pedro Américo pintou em 1888 e que aparece em tudo quanto é livro didático de História.

dom pedro está ao centro da imagem, com a espada em riste. dezenas de soldados o rodeiam em cavalos, seguindo o seu exemplo e celebrando a proclamação. ao fundo, vê-se uma fazenda e as serras do vale
Tela de Pedro Américo, finalizada em 1888, imagina a cena da proclamação da Independência do Brasil, com dom Pedro ao centro montado sobre um cavalo - Reprodução/ Livro "O Sequestro da Independência"

O grito do Ipiranga, aparece como um ato heroico nessa tela, que está no Salão Nobre do Museu do Ipiranga, em São Paulo. Dom Pedro 1º é um homem jovem com uma espada em punho e que, de cima do cavalo, num monte, dá o tal do grito de liberdade do país. Mas para dar essa cara de herói para o príncipe, Pedro Américo desviou, e muito, do fato real.

Dom Pedro provavelmente não estava todo paramentado com símbolos da realeza, como ele aparece no quadro, e sim em roupas de algodão, mais simples. Afinal, o príncipe estava numa viagem bem longa e não tinha passado por um nenhum evento oficial antes da proclamação da Independência.

Essa imagem da proclamação foi relida em uma série de momentos marcantes no Brasil, como no aniversário de 150 anos da data, em 1972. Em plena ditadura militar, dom Pedro apareceu como um militar e também foi tema de grandes produções culturais, como o filme "Independência ou Morte", estrelado pelo casal Tarcísio Meira e Glória Menezes.

Em 2022, com o 7 de setembro se aproximando, a figura do imperador voltou a aparecer nas notícias com a chegada do coração de dom Pedro como parte das comemorações dos 200 anos da data promovidas pelo governo de Jair Bolsonaro.

O Expresso Ilustrada entrevista a historiadora Lilia Schwarcz, que acaba de lançar o livro "O Sequestro da Independência: Uma História da Construção do Mito do Sete de Setembro" em parceria com Lúcia Klück Stumpf e Carlos Lima Junior.

Schwarcz conta como a iconografia e a mitologia do sete de setembro foram construídas e explica por que essas obras que ganharam o status de documento não necessariamente são um retrato fiel do que aconteceu.

A especialista também explica como o governo de Jair Bolsonaro usa esses símbolos para defender bandeiras políticas durante a campanha eleitoral e como artistas contemporâneos estão criando outras histórias do famoso grito do Ipiranga em novas obras de arte.

Com novos episódios todas as quintas, às 16h, o Expresso Ilustrada discute música, cinema, literatura, moda, teatro, artes plásticas e televisão. A edição de som é de Raphael Concli. A apresentação é de Marina Lourenço e Carolina Moraes, que assina o roteiro.

O PODCAST ESTÁ DISPONÍVEL EM TODAS AS PLATAFORMAS DE STREAMING. AQUI ESTÃO ALGUMAS DELAS:

Spotify

iTunes

Deezer

Google Podcasts

Castbox

Stitcher

Logo do Podcast Expresso Ilustrada
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.