Descrição de chapéu Café da Manhã refugiados

Podcast: as consequências sociais e políticas do terremoto na Turquia e na Síria

Enviado da Folha relata desafios da chegada de ajuda humanitária para tremor que já matou mais de 12 mil pessoas

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O número de mortos pelo terremoto de magnitude 7,8 que atingiu a região de fronteira entre a Turquia e a Síria ultrapassou 15 mil nesta quarta (8). O tremor, que aconteceu na madrugada da última segunda (6), derrubou mais de 5 mil prédios, de acordo com o governo turco, e afetou 23 milhões de pessoas nos dois países, segundo a Organização Mundial da Saúde.

Vídeos de pessoas sendo resgatadas circulam pela internet, e a insatisfação dos turcos com a resposta do governo à crise vem crescendo. O terremoto atingiu uma região pouco desenvolvida do país, o que aumentou o desafio das equipes de emergência e ampliou os impactos em rodovias. A neve e a chuva também dificultam o trabalho dos socorristas.

No episódio desta quinta (9), o Café da Manhã conversa com o repórter da Folha Ivan Finotti, que viajou até a área afetada e conta como foi chegar ao local. Ele descreve o que viu, explica por que algumas áreas ficaram mais destruídas e fala da mobilização de equipes internacionais que vão atuar no resgate.

O podcast também entrevista o jornalista Diogo Bercito, que analisa como o contexto político da região agrava a tragédia. Especialista em estudos árabes, ele também explica as questões geopolíticas que influenciam a chegada da ajuda internacional.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Magê Flores e Gustavo Simon, com produção de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.