Podcast: como plano revelado por Marcos do Val aproxima Bolsonaro de atos golpistas

Relatos de senador ligam ex-presidente a ação sugerida por Daniel Silveira para impedir posse de Lula

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O senador Marcos do Val (Podemos-ES) fez uma série de relatos nesta quinta-feira (2) que ligam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a um plano golpista.

A proposta teria sido feita pelo ex-deputado Daniel Silveira durante um encontro com a presença de Bolsonaro. Do Val não soube precisar quando a reunião aconteceu e deu diferentes versões sobre o local dela —mas afirmou que ocorreu antes da diplomação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 12 de dezembro. Silveira foi preso nesta quinta, por descumprir medidas cautelares.

Segundo o senador, a ideia apresentada pelo ex-deputado consistia em gravar uma conversa com o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes e tentar tirar do magistrado algo que o comprometesse e o levasse à prisão. Isso, pela lógica do plano, criaria instabilidade institucional e poderia impedir a posse de Lula.

As revelações, que se tornaram objeto de investigação, são mais um fator que se soma a apurações sobre o possível papel de Bolsonaro nos ataques golpistas de 8 de janeiro.

O Café da Manhã desta sexta-feira (3) conta quem é o senador Marcos do Val, discute o que precisa ser esclarecido no relato dele e analisa como esse caso deixa o ex-presidente ainda mais próximo das iniciativas golpistas. O podcast conversa com Thaísa Oliveira e Fábio Serapião, repórteres da Folha em Brasília.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelos jornalistas Gustavo Simon e Magê Flores. A produção é de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.