Podcast: como a eleição dos presidentes do Congresso impacta o governo Lula

Petista tenta evitar derrota de Pacheco no Senado e garantir base na Câmara com Lira

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Deputados federais e senadores eleitos em outubro tomam posse nesta quarta-feira (1º) e já escolhem os presidentes das duas Casas do Congresso para os próximos dois anos.

A eleição é um dos ritos que marcam uma retomada da normalidade institucional em Brasília depois dos ataques golpistas de 8 de Janeiro, quando o Legislativo estava em recesso.

As atenções estarão mais voltadas para o Senado, onde a candidatura de Rogério Marinho (PL-RN) ameaça a reeleição de Rodrigo Pacheco (PSD-MG), tornando-se uma esperança de poder para o bolsonarismo.

A campanha do ex-ministro do Desenvolvimento Regional ganhou tração nos últimos dias, e o ex-presidente e seus familiares reforçaram o apoio a ele. Um jantar do PL na última segunda (30) contou com a presença da ex-primeira-dama Michelle, que fez uma videochamada para Bolsonaro —que está nos EUA.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trabalha por Pacheco para evitar o que seria visto como uma grande derrota do governo, em uma legislatura em que o Palácio do Planalto não tem maioria clara para aprovar, por exemplo, propostas de emenda à Constituição.

Na Câmara, o resultado é tido como certo, depois de a candidatura de Arthur Lira (PP-AL) ter reunido partidos de todo o espectro político —do PT de Lula ao PL de Bolsonaro. O atual presidente da Casa costura sua reeleição desde o ano passado e possíveis adversários devem se lançar mais como forma de marcar posição, a exemplo de Chico Alencar (PSOL-RJ) e Marcel Van Hatten (Novo-RS).

Em ambas as Casas o voto é secreto, o que abre margem para traições.

No episódio desta quarta, o Café da Manhã conversa com Ranier Bragon, repórter da Folha em Brasília, sobre os cenários possíveis no Congresso e o peso do resultado para o futuro do governo Lula.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Magê Flores e Gabriela Mayer. A produção é de Carolina Moraes, Laila Mouallem e Victor Lacombe. A edição de som é de Raphael Concli e Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Podcast Café da Manhã - Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.