Podcast: Lei Maria da Penha não é implementada hoje no Brasil, diz ministra das Mulheres

Cida Gonçalves fala ao Café da Manhã sobre limitações do ministério e como pretende lidar com alta de violência de gênero

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, afirmou ao podcast Café da Manhã, da Folha, que para prevenir a violência contra as mulheres, a sociedade precisa "ter atitude" e o Estado, "dar resposta imediata" às denúncias.

"A violência não pode ser um problema só das mulheres. É do poder público e da sociedade. Nós temos casos em que as mulheres morrem de tanto apanhar. Não é possível que nenhum vizinho tenha escutado. A hora que houver um grito, um choro, uma lágrima, é ali que a sociedade precisa ter atitude. O Estado precisa dar resposta imediata. Não dá para o Estado chegar quatro horas depois, né? Aí a mulher já estará morta", afirmou a ministra.

De acordo com a ministra, apesar de ser um modelo internacional, a Lei Maria da Penha não é implementada hoje no Brasil. "O desafio é ter serviços que deem conta de atender as mulheres. A maioria deles está concentrada nas capitais ou nas grandes cidades e a violência está vindo de todos os municípios."

Ministra fala em púlpito durante cerimônia
A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, é a entrevistada do podcast Café da Manhã - Pedro Ladeira/Folhapress

Neste Dia Internacional da Mulher, o governo mobilizou 19 ministérios para uma cerimônia que anunciará mais de 20 ações voltadas às mulheres. A ideia é dar um peso político à data. Na eleição, Lula foi beneficiado pela alta rejeição desta parcela da sociedade ao ex-presidente Jair Bolsonaro.

O governo anterior foi marcado pelo enfraquecimento de políticas para mulheres. Dados reunidos pela Folha em 2022 mostraram que dois terços das ações que as beneficiavam sofreram cortes no Orçamento de 2023 –em alguns casos, ele representava 99% do que tinha sido reservado no ano anterior.

Todas as formas de violência contra as mulheres aumentaram no Brasil em 2022, segundo pesquisa Datafolha realizada a pedido do Fórum Brasileiro de Segurança Pública. O levantamento inclui desde vítimas de xingamentos e ameaças até as que foram esfaqueadas ou alvo de tiros.

No Café da Manhã desta quarta-feira (8), a ministra Cida Gonçalves fala dos desafios e das limitações do novo ministério e elenca as urgências da pasta. Ela também detalha como o governo pretende lidar com a alta de violências contra as mulheres e as dificuldades de acesso ao aborto legal no Brasil.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelas jornalistas Angela Boldrini, Gabriela Mayer e Magê Flores, com produção de Carolina Moraes e Laila Mouallem e edição de som de Thomé Granemann.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.