Podcast: Tati Bernardi discute com psicanalista se é ou não bipolar

Em Meu Inconsciente Coletivo, Christian Dunker analisa como encaramos o sofrimento psíquico

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Será que sou bipolar? Essa é a pergunta que Tati Bernardi faz ao psicanalista Christian Dunker no episódio desta sexta-feira (17) de Meu Inconsciente Coletivo. A sexta temporada do podcast apresentado pela escritora e colunista da Folha trata das coisas que nós queremos esconder.

Ouça o episódio:

Segundo Dunker, a sociedade passa por um momento de ressignificação do sofrimento psíquico e dos transtornos mentais.

"Aquela atitude antiga de dizer que ‘isso é psicológico, logo não existe’, faz parte de soluções estereotipadas e morais que no fundo não querem reconhecer o sintoma. A gente passou dessa atitude para uma que vai dizer ‘isso é muito sério, é uma doença’", diz o psicanalista. "Eu acho que essas duas atitudes ainda não gestaram uma terceira. Para essa terceira, a gente precisaria de um pouco mais de história de como surgiu a bipolaridade e como nós viemos a nos reconhecer como bipolares, ou depressivos, ou ansiosos. Isso há 40 anos era inimaginável."

No programa em áudio, que começou a ser publicado em fevereiro de 2021, Tati conversa com psicanalistas, psicólogos e psiquiatras e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. Meu Inconsciente Coletivo já tratou de neuroses modernas, amor, e também de dramas vividos por personagens de grandes livros, filmes e séries.

A temporada "O que Queremos Esconder" do podcast conta ainda com os psicanalistas Daniel Kupermann, Rubens Volich, Renally Xavier, Juliano Pessanha, Pedro Ambra, Fabiane Secches, Fernanda Lopes, Alessandra Affortunati Martins e Joice Berth.

Nas próximas semanas serão abordados temas como preconceitos, sexualidade e posições políticas. O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h.

O lançamento da temporada faz parte de uma campanha da Folha voltada ao público feminino. Além do programa em áudio, Tati Bernardi assina a coluna O Pior da Semana, em que responde a questionamentos inusitados, reflexões incomuns e casos insólitos enviados por leitores. As mensagens podem ser transformadas em crônicas pela escritora. Faz parte da campanha, feita em parceria com a RME (Rede Mulher Empreendedora), uma oferta especial de assinatura, com dois meses grátis e outros seis com 67% de desconto. Para assinar, basta acessar a página Especial Mulheres e preencher um breve cadastro.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.