Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Podcast discute o caso de um ermitão que passou a ter amigos

Em Meu Inconsciente Coletivo, escritor Juliano Pessanha fala sobre desamparo e a vantagem em viver como um ser de exceção

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O episódio desta sexta-feira (28) de Meu Inconsciente Coletivo discute o caso de um ermitão pessimista que decide ter amigos e pagar boletos. Tati Bernardi conversa com o escritor e filósofo Juliano Pessanha, autor de "Recusa do Não-Lugar" (Ubu) e "O Filósofo no Porta-Luvas" (Todavia), sobre desamparo e a vantagem de viver como um ser de exceção.

A sexta temporada do podcast apresentado pela escritora e colunista da Folha trata das coisas que nós queremos esconder.

Ouça o episódio:

A obra que inspira a conversa mistura reflexões filosóficas e relatos autobiográficos ao fazer uma passagem da exclusão para a inclusão. No podcast, o escritor, que tem formação em psicanálise, fala sobre os vários tipos de sofrimento e sobre tentar de novo. De acordo com Pessanha, escritores costumam falar sobre o não-lugar como algo enigmático e, pela aura da psicanálise, essa zona está delimitada. "Você vira mais caso clínico do que poeta."

No programa em áudio, que começou a ser publicado em fevereiro de 2021, Tati conversa com psicanalistas, psicólogos e psiquiatras e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. Meu Inconsciente Coletivo já tratou de neuroses modernas, amor, e também de dramas vividos por personagens de grandes livros, filmes e séries.

A temporada "O que Queremos Esconder" do podcast conta ainda com os psicanalistas Fernanda Lopes, Daniel Kupermann, Christian Dunker, Renally Xavier, Pedro Ambra, Alessandra Affortunati Martins, Rubens Volich, Fabiane Secches e Joice Berth.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.