Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Podcast analisa a relação entre as doenças, o corpo e a mente; ouça

Em Meu Inconsciente Coletivo, psicanalista explica o conceito de economia psicossomática

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio desta sexta-feira (21) de Meu Inconsciente Coletivo trata da relação entre corpo e mente: das marcas que as nossas vivências deixam e dos caminhos para passar pelas situações da vida de forma menos sofrida. Tati Bernardi conversa com o psicanalista Rubens Volich sobre o conceito de economia psicossomática. A sexta temporada do podcast apresentado pela escritora e colunista da Folha trata das coisas que nós queremos esconder.

Ouça o episódio:

Rubens questiona as explicações unívocas para a origem das doenças e defende que é preciso entender o fenômeno humano de uma maneira multifatorial e complexa. "Tanto para um médico considerar as organizações psíquicas como para um psicoterapeuta entender que não é tudo da cabeça", diz. "Às vezes existem sintomas e doenças reais que precisam ser cuidadas por um médico."

Segundo o psicanalista, sintomas e doenças podem ser uma tentativa de equilíbrio quando ele não é alcançado por meio da elaboração e da mentalização. "O aparelho psíquico tem uma função de regular essa economia psicossomática tentando poupar o corpo. Em princípio, ninguém morre de neurose, mas de uma doença crônica, grave, pode-se morrer. Proteger o corpo com recursos da elaboração mental, do pensamento, é uma das formas de tentar organizar essa economia psicossomática em um patamar que a gente possa lidar com conflitos, dificuldades da vida, amorosas, relacionais, de uma maneira mais organizada."

No programa em áudio, que começou a ser publicado em fevereiro de 2021, Tati conversa com psicanalistas, psicólogos e psiquiatras e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. Meu Inconsciente Coletivo já tratou de neuroses modernas, amor, e também de dramas vividos por personagens de grandes livros, filmes e séries.

A temporada "O que Queremos Esconder" do podcast conta ainda com Fernanda Lopes, Daniel Kupermann, Christian Dunker, Renally Xavier, Pedro Ambra, Alessandra Affortunati Martins, Juliano Pessanha, Fabiane Secches e Joice Berth.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.