Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Podcast: Meu Inconsciente Coletivo debate os ideais obsoletos de família

Segundo psicanalista, conceito é vendido como remédio, mas pode ser parte da doença

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O episódio desta sexta-feira (7) de Meu Inconsciente Coletivo leva a família para o divã. Na conversa, Tati Bernardi e o psicanalista Pedro Ambra discutem a noção de família e seus ideais obsoletos. A sexta temporada do podcast apresentado pela escritora e colunista da Folha trata das coisas que nós queremos esconder.

Ouça o episódio:

Pedro afirma que o conceito de família precisa ser enfrentado. "Ele não pode ser tomado com naturalidade porque você acaba ficando quase refém de um ideal", diz.

"A família é vendida como remédio quando é na verdade também parte da doença. Quando a gente lê Freud, tende a achar que é um grande familiarista. Só que o Édipo é uma narrativa sobre como a família é desde o princípio um fracasso. E a gente, na ilusão de que ela fosse alguma coisa diferente, acaba sofrendo."

No programa em áudio, que começou a ser publicado em fevereiro de 2021, Tati conversa com psicanalistas, psicólogos e psiquiatras e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. Meu Inconsciente Coletivo já tratou de neuroses modernas, amor, e também de dramas vividos por personagens de grandes livros, filmes e séries.

A temporada "O que Queremos Esconder" do podcast conta ainda com Daniel Kupermann, Christian Dunker, Renally Xavier, Alessandra Affortunati Martins, Rubens Volich, Juliano Pessanha, Fabiane Secches, Fernanda Lopes e Joice Berth.

Nas próximas semanas serão abordados temas como raiva, preconceitos e transtornos psíquicos. O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.