Descrição de chapéu Meu inconsciente coletivo

Tati Bernardi discute em podcast como não ser uma branca idiota em 2023

Meu Inconsciente Coletivo fala das questões humanas inseridas no contexto social

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Como não ser uma branca idiota em 2023? Essa é a questão que norteia o episódio desta sexta-feira (5) de Meu Inconsciente Coletivo. Tati Bernardi conversa com a urbanista, escritora e psicanalista Joice Berth. A sexta temporada do podcast apresentado pela escritora e colunista da Folha trata das coisas que nós queremos esconder.

Ouça o episódio:

"Em tempos de narcisismo ‘autoautorizado’ pelas redes sociais, não se levar tão a sério, brincar e assumir publicamente as nossas limitações é um grande exercício de autoconhecimento e de expansão da nossa personalidade", diz Joice.

"Na maioria das vezes, as pessoas esquecem que quando estamos falando de machismo, racismo e classe social, estamos falando de sociedade. Para além disso, temos as nossas questões humanas: as nossas angústias, os nossos medos e as nossas ignorâncias. E eu acho que a gente discute as coisas de um jeito que mistura tudo. Então muitas vezes estamos falando sobre questões inerentes ao humano e não estamos considerando que dentro do contexto das discussões sociais isso pode pegar mal. A pessoa raciocina a partir da sua realidade humana, sem aplicar o contexto social."

No programa em áudio, que começou a ser publicado em fevereiro de 2021, Tati conversa com psicanalistas, psicólogos e psiquiatras e abre ao público temas recorrentes em suas sessões de terapia. Meu Inconsciente Coletivo já tratou de neuroses modernas, amor, e também de dramas vividos por personagens de grandes livros, filmes e séries.

A temporada "O que Queremos Esconder" do podcast conta ainda com os psicanalistas Fernanda Lopes, Daniel Kupermann, Christian Dunker, Renally Xavier, Pedro Ambra, Alessandra Affortunati Martins, Rubens Volich, Fabiane Secches e Juliano Pessanha.

O podcast está nos principais agregadores e tem novos episódios todas as sextas, às 8h.

A capa do podcast Meu Inconsciente Coletivo tem um divã ao centro e o nome do programa abaixo
No podcast Meu Inconsciente Coletivo a escritora Tati Bernardi conversa com grandes psicanalistas - Editoria de Arte
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.