Podcast: Como as pressões do agronegócio e do MST afetam Lula

Desgastes na Agrishow e abertura de CPI para investigar movimento sem terra indicam dificuldades do governo no campo

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se viu pressionado nos últimos dias por ações de dois grupos com diferentes interesses no campo: os empresários do agronegócio e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A indisposição dos petistas com o agro se deu por causa da Agrishow, evento que acontece em Ribeirão Preto nesta semana e é considerado o grande termômetro do setor. O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, sentiu-se preterido por um convite dos organizadores ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para a abertura do evento.

O "desconvite" ao auxiliar de Lula gerou um mal-estar que levou ao cancelamento da cerimônia de inauguração. Mesmo assim Bolsonaro foi à Agrishow e discursou nesta segunda-feira (1º) ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos).

Já em Brasília, a oposição armou um cerco político ao MST, com a instalação de uma CPI na Câmara na semana passada para investigar principalmente a onda de invasões organizada pelo movimento em abril. Dentro do governo houve divergências na reação às ações do grupo, um aliado histórico do PT.

O episódio desta terça-feira (2) do Café da Manhã analisa as pressões que o governo enfrenta no campo e debate o peso político dos movimentos mais recentes do agronegócio e do MST. Participam do programa os repórteres da Folha Marcelo Toledo e João Pedro Pitombo.

O programa de áudio é publicado no Spotify, serviço de streaming parceiro da Folha na iniciativa e que é especializado em música, podcast e vídeo. É possível ouvir o episódio clicando acima. Para acessar no aplicativo, basta se cadastrar gratuitamente.

O Café da Manhã é publicado de segunda a sexta-feira, sempre no começo do dia. O episódio é apresentado pelo jornalista Gustavo Simon, com produção de Daniel Castro e Laila Mouallem. A edição de som é de Raphael Concli e Laila Mouallem.

Imagem de capa do podcast Café da Manhã, com o nome do programa escrito sobre vários recortes de jornais. Logos de de Spotify e Folha de S.Paulo podem ser vistas nos cantos
Reprodução
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.