É montagem post com suposta reportagem do G1 sobre Lula e Venezuela

Publicação mente ao afirmar que que ex-presidente teria dito que Venezuela 'não precisa de críticas', mas de 'empréstimos'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

É falso que o G1, site de notícias da Globo, tenha publicado matéria no dia 15 de setembro sobre suposta fala do ex-presidente Lula em apoio à Venezuela durante ato de campanha eleitoral em Santo André, na Grande São Paulo. Ao procurar pela reportagem no site do veículo, o conteúdo compartilhado não foi encontrado.

De acordo com a assessoria do portal, a imagem é falsa, pois tal matéria nunca foi publicada pelo G1, e não há nenhum José da Silva —nome do suposto repórter— na equipe do veículo.

Como verificado pelo Projeto Comprova, na data mencionada pela suposta publicação, Lula esteve em Montes Claros, em Minas Gerais, para cumprir compromissos da agenda eleitoral. O ex-presidente passou por Santo André em 25 de março de 2022 para visitar um condomínio do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto).

Fotografia colorida mostra o ex-presidente e candidato à eleição Luiz Inácio Lula da Silva. Ele é um homem branco de cabelo grisalho e fala ao microfone para a platéia.
É falsa suposta reportagem do portal G1 que envolve o ex-presidente Lula e a Venezuela - Danilo Verpa - 24.set.2022/Folhapress

Vídeo do discurso de Lula no local foi publicado no canal do YouTube do PT. Ao Comprova, a assessoria do candidato afirmou que Lula nunca disse a fala reproduzida na montagem.

Falso, para o Comprova, é todo conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Alcance da publicação

Até 22 de setembro, um dos posts no Facebook teve 395 curtidas, 251 comentários e 907 compartilhamentos. O outro foi excluído da plataforma.

No Instagram, o conteúdo teve 9,4 mil curtidas e 538 comentários. As duas redes sociais sinalizam que o conteúdo é falso.

O que diz o autor

A reportagem entrou em contato com os três perfis que publicaram o conteúdo no Instagram e no Facebook. No entanto, não houve resposta.

Como verificamos

A equipe buscou o título da notícia no Google, sem encontrar resultados para a reportagem original. Em seguida, a partir da data da suposta matéria –15/09/2022–, procurou as atividades cumpridas por Lula no dia, de acordo com a agenda do candidato publicada no site oficial do presidenciável.

Em seguida, procurou descobrir se Lula esteve em Santo André neste ano por meio de buscas no Google e na agenda do petista. A equipe também reuniu declarações recentes do ex-presidente em relação à Venezuela a partir de reportagens da Folha e do Correio Braziliense.

Por fim, entrou em contato com a assessoria de imprensa de Lula, com o G1 e com os responsáveis pelas publicações do conteúdo nas redes sociais.

Montagem

A verificação buscou no Google por todos os elementos da suposta reportagem, como o título, e encontrou apenas a reprodução do conteúdo investigado em redes sociais e em um site conhecido por criar memes. Nenhuma dessas postagens apresentava o link para a suposta matéria.

A equipe então pesquisou no próprio portal com filtro personalizado para a data da suposta publicação, mas não houve resultado.

Além disso, o nome da pessoa que assina a suposta reportagem, "José da Silva", não aparece na lista da equipe do G1.

Ao Comprova, a assessoria de imprensa do portal afirmou que a notícia é falsa, que "nunca foi publicada pelo G1" e que não há nenhum José da Silva na equipe de jornalistas.

Em Minas Gerais

Ao contrário do que alega a montagem investigada, em 15 de setembro, o ex-presidente esteve em Montes Claros, Minas Gerais, como consta em sua agenda oficial. Na data, o político participou do ato "Todos Juntos por Minas Gerais", ao lado do ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil. O evento ocorreu às 18h, na Praça da Catedral da cidade.

Em seu discurso, que está disponível no canal do YouTube do PT, Lula não faz nenhuma declaração como a que foi falsamente divulgada na manchete. A reportagem entrou em contato com a assessoria do ex-presidente, que afirmou que Lula nunca disse que "a Venezuela não precisa de críticas do Presidente do Brasil e sim de financiamento e empréstimos".

O ex-presidente esteve em Santo André, São Paulo, no dia 25 de março deste ano, para visitar os condomínios Novo Pinheirinho e Santo Dia, do MTST. Na ocasião, Lula estava acompanhado do coordenador nacional do movimento, Guilherme Boulos, e do ex-prefeito de São Paulo e candidato a governador, Fernando Haddad.

Por que investigamos

O Comprova investiga conteúdos suspeitos que viralizam nas redes sociais sobre pandemia, políticas públicas do governo federal e eleições presidenciais. Conteúdos falsos ou enganosos sobre candidatos à presidência, como a peça aqui verificada, podem influenciar o voto dos eleitores, que devem basear suas escolhas em informações verdadeiras e confiáveis.

A investigação desse conteúdo foi feita por Estadão, Correio e Plural Curitiba e publicada em 22 de setembro pelo Projeto Comprova, coalizão que reúne 43 veículos na checagem de conteúdos virais. Foi verificada por imirante.com, Grupo Sinos, O Dia, Metrópoles, piauí e Correio. 

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.