Descrição de chapéu Governo Lula STF

Lula elogia Romero Jucá, um dos articuladores do impeachment de Dilma; veja vídeo

Em evento, presidente diz que emedebista 'é tão esperto que ele é sempre senador, mesmo fora do cargo'

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Brasília

O presidente Lula (PT) elogiou nesta quarta-feira (10) o ex-senador Romero Jucá (MDB), um dos articuladores do impeachment de Dilma Rousseff (PT).

"O Romero é tão esperto que ele é sempre senador, mesmo quando ele não está exercendo o cargo", disse Lula.

Jucá estava presente no evento de anúncio do resultado da seleção do Minha Casa, Minha Vida nas modalidades Rural e Entidades, realizado no Palácio do Planalto.

O ex-senador Romero Jucá (MDB) - Pedro Ladeira/Folhapress

Romero Jucá era senador pelo MDB de Roraima e chegou a ser nomeado ministro do Planejamento no governo interino de Michel Temer, mas foi afastado sob acusação de tentar atrapalhar a Operação Lava Jato.

Em 2019, se tornou réu da investigação, acusado de corrupção passiva e lavagem de dinheiro por envolvimento em um esquema na Transpetro, subsidiária da Petrobras. O processo contra o ex-senador foi retirado pelo STF (Supremo Tribunal Federal) em 2020.

Em áudios revelados pela Folha em 2016, Jucá sugeria ao ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado que uma "mudança" no governo federal resultaria em um pacto para "estancar a sangria" representada pela Lava Jato, que investigava os dois.

As conversas ocorreram semanas antes da votação na Câmara que desencadeou o impeachment de Dilma. Gravados de forma oculta, os diálogos entre Machado e Jucá somavam 1h15min e revelaram Jucá atuando pela deposição da então presidente.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.