Saiba quem são os pré-candidatos à Prefeitura de Salvador em 2024

Prefeito busca reeleição e deve polarizar com vice-governador, que tem o apoio do PT; PSOL terá candidato próprio e tenta atrair eleitorado da esquerda

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Salvador

A eleição para a prefeitura de Salvador vai repetir o embate entre os dois principais grupos políticos do estado, opondo o prefeito Bruno Reis (União Brasil) e o vice-governador Geraldo Júnior (MDB).

Ambos vão para as urnas ancorados em amplas coligações partidárias e devem polarizar a disputa. Também deve concorrer ao cargo o policial civil Kleber Rosa (PSOL).

Montagem Esq. para Dir.; Bruno Reis (União Brasil) >>> Geraldo Júnior (MDB) >>> Kleber Rosa(PSOL)
Bruno Reis (União Brasil), Geraldo Júnior (MDB) e Kleber Rosa (PSOL) - Bruno Reis no Facebook, GOVBA e Divulgação/PSOL

Considerado favorito para a disputa, Bruno Reis deve disputar a reeleição com o apoio de ao menos nove partidos, incluindo PP, Republicanos, PSDB e PDT.

O PL do ex-presidente Jair Bolsonaro também vai apoiar o prefeito na busca por um novo mandato, assim como o Novo – os dois partidos desistiram das respectivas pré-candidaturas do ex-deputado João Roma (PL) e da empresária Luciana Buck (Novo).

Reis vai tentar solidificar nas urnas a hegemonia de 11 anos do grupo político liderado pelo ex-prefeito ACM Neto (União Brasil) na capital. Com uma gestão sem grandes sobressaltos, ele trabalha para imprimir marcas próprias.

No campo da oposição, o vice-governador Geraldo Júnior vai para a disputa ancorado no apoio do PT, que não terá candidato próprio em Salvador pela segunda vez desde a redemocratização.

Geraldo unificou a base aliada do governador Jerônimo Rodrigues (PT) e deve ser apoiado por legendas como PSD, Avante, Podemos, PSB, PV e PC do B.

A estratégia do grupo, mais uma vez, será a de vincular o nome do candidato ao presidente, repisando o mote "time de Lula" que deu certo em eleições estaduais, mas falhou nas últimas três disputas municipais na capital.

Geraldo também é conhecido por sua interlocução com o empresariado e com líderes políticos da capital – antes de ser eleito vice-governador, foi vereador e presidente da Câmara Municipal por quatro anos.

Sem o PT na disputa pela prefeitura, Kleber Rosa vai trabalhar para atrair o eleitorado de esquerda da capital baiana e tentar chegar ao segundo turno.

Pré-candidatos à Prefeitura de Salvador

  • Bruno Reis (União Brasil)
  • Geraldo Júnior (MDB)
  • Kleber Rosa (PSOL)

Calendário eleitoral

  • 06.abr: Data-limite para o registro partidário
  • 25.jul a 05.ago: Convenções
  • 15.ago: Prazo para o registro de candidaturas
  • 30.ago a 03.out: Propaganda eleitoral no rádio e na TV
  • 06.out: Primeiro turno
  • 27.out: Segundo turno
  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.